Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Dia do Contador

Por Marcelo Pelissioli
Publicado em: 23.09.2021 às 03:00 Última atualização: 23.09.2021 às 08:26

Em 22 de setembro de 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinava o Decreto 7.988, criando o 1º curso superior de Ciências Contábeis no Brasil. A data passou a ser reconhecida como o Dia do Contador.

A imagem do burocrata semivisível atrás de pilhas de papel e freneticamente digitando em uma calculadora de mesa, ao mesmo tempo em que fazia anotações manuais em grandes livros contábeis não pode estar mais fora da atual realidade da profissão.

O contador atualmente é um profissional que, além de profundo conhecedor da contabilidade em si, precisa dar conta das diversas alterações da legislação nos âmbitos municipal, estadual e federal, precisa estar atualizado sobre as melhores ferramentas tecnológicas para a realização de seu trabalho e estar conectado com a realidade dos diferentes mercados dos clientes a quem atende, além de cumprir com a entrega do verdadeiro pandemônio de obrigações acessórias a que as empresas estão sujeitas para que possam se manter em atividade.

Acrescente a tudo isso o cuidado com o sigilo das informações com que lida, seja de pessoa física ou jurídica.

O contador de hoje é um profissional que, muito mais do que um cumpridor de tarefas, é um parceiro de negócios, pois tem condições de ajudar os empresários a tomar decisões financeiras que podem ser cruciais na sobrevivência e crescimento de seus negócios.

Em tempos de iminentes reformas nos campos administrativo e tributário, faço votos de que os Conselhos de Contabilidade sejam também chamados à discussão das propostas pois, dado o seu atual papel no contexto, a voz do contador tem a indiscutível relevância de conhecer "por dentro" a realidade econômica e operacional das empresas.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.