Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

O fantasma de Paulo Freire

Por André Malta Martins
Publicado em: 22.09.2021 às 03:00 Última atualização: 22.09.2021 às 08:20

De acordo com os dicionários a palavra fantasmagoria designa tanto a ciência ou a arte de criar sombras e imagens luminosas em ambientes escuros por meio de truques ópticos, quanto o ato ou efeito de aparentar como verdadeiros conceitos, ideias e fatos que na realidade são falsos.

O governo Bolsonaro, desde a campanha eleitoral de 2018, tem se notabilizado por transformar a política em um autêntico e constante exercício de fantasmagoria, através do qual kit gays são distribuídos nas escolas, profanando a formação das crianças, ao mesmo tempo em que progressistas, universidades, jornalistas, ONGs e artistas são convertidos em bichos-papões que destroem a família, a ordem pública e impedem o crescimento econômico do País. Depois do sistema de urna eletrônica contra o qual passaram a ser levantadas uma série de suspeitas que ensejaram um projeto de emenda constitucional rejeitado pela Câmara dos Deputados, o último capítulo da fantasmagoria bolsonarista foi o ataque da sua midiosfera contra a memória do centenário de nascimento de Paulo Freire, educador respeitado no mundo inteiro, mas que se tornou bode expiatório do fracasso do sistema educacional no País.

Uma pena que enquanto o presidente e sua claque parecem hipnotizar o eleitorado alternando o repertório de monstros imaginários e tigres de papel, ameaças reais e graves como o retorno da inflação, a crise cambial e o desemprego, não estejam sendo levados a sério. De fato, muito mais preocupante do que a desmentida fraude eleitoral em eleições passadas ou a delirante responsabilidade de Paulo Freire pelo insucesso da educação, a sociedade brasileira está alarmada é com o fechamento de empresas e com o preço dos alimentos e dos combustíveis.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.