Publicidade
Opinião Opinião

Quem planta é o Senhor

Por Dom Zeno Hastenteufel
Publicado em: 10.06.2021 às 21:39

No mundo em que vivemos, cada vez mais se realiza a grande frase do profeta Ezequiel, primeira leitura deste domingo: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado” (Ez 17, 22).

É isto que explica esta longa história da Igreja. Em toda a parte percebemos progressos, comunidades se reúnem, celebram, crescem na fé cristã. Quem conduz esta história é o mesmo Senhor, o mesmo Deus de que fala o profeta.

Já o Evangelho de Marcos fala: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acordar, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isto acontece” (Mc 4, 26-27).

Sabemos que há uma lei que tudo rege e havendo as condições necessárias, a plantação vai produzir seus frutos. Acima de tudo isto há um Deus que tudo providencia e acompanha. A ele nossa gratidão e nosso louvor. Mas, é importante acrescentar: ali entra a participação humana. Se esta semente não for lançada na terra, se os homens não fazem a sua parte, não podem ficar esperando milagres de Deus.

Deus age e atua na história, mas sempre contando com a participação humana. O homem tem a primordial vocação de ser cooperador de Deus na criação do mundo.

A Carta de Paulo nos acrescenta mais um aspecto da nossa responsabilidade. Um dia vamos prestar contas de nossa administração: de tudo o que tivermos feito e de tudo que deixamos de fazer. Diz ele: “Todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa, prêmio ou castigo, do que tiver feito ao longo de sua vida corporal” (2Cor 5,10). Que o Senhor tenha misericórdia! Santo Antonio, rogai por nós!


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.