Publicidade
Opinião

Só se desilude...

Por Marcos Negrini
Publicado em: 08.04.2021 às 09:57

Há uns dias publiquei um artigo com uma importante lição de vida que recebi da Theresinha, a terapeuta com quem eu consultava. Foi o meu texto que mais recebeu retorno até agora. Não pela forma, claro, mas pelo conteúdo valioso que ele trazia.

Pois eis que lembrei de outro aprendizado, que compartilharei agora: numa daquelas sessões, na realidade um bate-papo, eu falava sobre uma expectativa que tinha e que foi frustrada. Ela então, sem cerimônia, me olhou e disse: "ué, só se desilude quem se ilude!"

Passei algum tempo, novamente, com cara de lâmpada e demorei um pouco a digerir aquilo. Como assim? Por que eu me iludi? Era o esperado, o lógico, naquele caso! Ah, pois é... às vezes, nos falta enxergar um pouco além. Lógico para quem, cara pálida?

Para mim, com as minhas crenças e o que eu achava certo, ou para o outro, que pensava diferente e que, naquele caso, tinha o poder de decisão?

Dali passei a cuidar mais para não me desiludir, ou seja, comecei a ficar mais atento às possibilidades de desfechos diversos do que eu esperava. Mas... nem sempre é possível.

Me iludi achando que essa pandemia faria com que as pessoas mostrassem apenas o seu melhor lado e que todos seríamos cooperativos e solidários. Me iludi achando que haveria exemplos de união e, finalmente, um país diferente e não polarizado. Me iludi achando que teríamos um líder nacional que, mesmo guardadas suas severas limitações e suas peculiares crenças, nos uniria através de uma única e coerente mensagem. Me iludi pensando que quem produz seria protegido, para assim proteger emprego, renda e desenvolvimento.

E me desiludi. Porque se desilude quem se ilude, já disse a Theresinha. Saber, muitas vezes a gente sabe. O diabo é que, às vezes, esquecemos.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.