Publicidade
Opinião Opinião

É preciso se conscientizar

O alerta vermelho para a contaminação da Covid-19 (que voltou a crescer) expõe a necessidade clara de que as pessoas reclamem menos, neguem menos e se conscientizem dos cuidados necessários contra o vírus

Por Guilherme Schmidt
Publicado em: 02.12.2020 às 14:27 Última atualização: 02.12.2020 às 14:27

Passados quase dez meses do registro do primeiro caso gaúcho de Covid-19 (foi em 10 de março, em Campo Bom) e da primeira morte (em 24 de março), chegamos a mais de 326,4 mil confirmações da doença e quase 7 mil mortes no Estado. Muitos falavam em agosto e setembro que, alcançado o pico da doença, viveríamos uma queda gradativa. Mas, em meio a flexibilizações de decretos e o relaxamento da população com os cuidados, entramos dezembro vivendo uma alta surpreendente e preocupante da Covid-19 no RS. E o resultado disso é um arrocho nas regras sob a bandeira vermelha que se ergue em praticamente todo o Estado.

Tem gente reclamando que o governo gaúcho resolveu endurecer só agora, mas é a única maneira de fazer as pessoas entenderem que basta de discussões pequenas após tantas mortes e pessoas doentes. É preciso conscientização sobre a importância da preservação da saúde de todos.

Pedido com desabafo

O prefeito de Sâo Leopoldo, Ary Vanazzi, chegou a fazer desabafo ontem durante live para anunciar as novas medida sna cidade: “a vida não voltou ao normal. (...) E não adianta só cobrar: e a fiscalização? Mas precisa fiscalizar esta p... se vendo que as pessoas estão morrendo, meu Deus do céu?” Vanazzi, que citou a perda de amigos, destacou que é hora de todos fazerem a sua parte.

Faça sua parte

Use máscara, álcool gel, higienize-se quando for entrar em casa e mantenha o distanciamento na rua e espaços fechados. É o básico, mas pode significar muito. Até uma vida.

Campanha pelo não fechamento

Comerciantes apelam para o bom senso e cooperação de todos. Uma bandeira preta seria um desastre neste fim de ano. E os índices do último levantamento do Plano de Distanciamento eram de alarmar. Está lá no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br. Vale dizer que o apelo também tem que ser feito ao comércio, já que distanciamento, limite de atendimento e uso de máscaras vem sendo desrespeitados em muitos estabelecimentos.

Tom Astral eterno

Ao meio-dia deste 2 de dezembro, Dia do Samba, foi lançado um canal oficial (facebook.com/tomastraleterno) para recordar e homenagear a obra de Tom Astral. O músico leopoldense faleceu em 18 de novembro, vítima da Covid-19. Ele tinha apenas 47 anos e uma trajetória festejada no samba. O espaço será de compartilhamento da obra e recordações do artista.

Arruaceiros

Incrível que pessoas sejam capazes de derrubar lixo na rua só por satisfação ou “brincadeira”. Ainda é comum idiotas que chutam sacos plásticos de lixo, deixando a sujeira pelas ruas das cidades.

Chuva?

Leitor reclama sobre a previsão do tempo dos últimos dias. Muita chuva havia sido anunciada, mas... Bom, hoje é para ter chuva, apesar deste baita sol brilhando desde o início da manhã e o calorão. A previsão  é de chuva da noite para a madrugada.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.