Publicidade
Opinião Opinião

13 de maio e a importância dos abolicionistas negros

Leia a opinião de Lucilene Athaide

Por Lucilene Athaide
Última atualização: 13.05.2020 às 17:48

Hoje, dia 13 de maio, é comum em diversos espaços, acadêmicos ou não, a retomada da pertinente discussão sobre a abolição da escravidão negra ocorrida no ano 1888. Entre os nomes que reaparecem nesta data está certamente o da Princesa Isabel, que assinou a chamada Lei Áurea, e entrou para a história como A Redentora.

Com o advento do movimento negro dentro das universidades e de estudos aprofundados, cada vez mais o protagonismo de Isabel vem caindo e dando espaço ao reconhecimento de abolicionistas negros. Com isso, passamos a perceber que a abolição não foi fruto de uma benevolente princesa, tal qual nos contos de fada, mas sim de toda uma articulação negra que não descansou enquanto este povo não foi liberto do cativeiro.

Nomes como de Luís Gama, o ex-escravizado que se tornou advogado, André Rebouças, engenheiro que queria dar terras aos libertos e Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora abolicionista, passam a ser valorizados e a ocupar o espaço que merecem na história deste país.

Além destes, temos também a luta de inúmeras lideranças quilombolas, cuja identidade foi esquecida neste processo pós-colonial.

Que a cada 13 de maio possamos conhecer a nossa história e os nossos heróis dando a eles o destaque que lhes é devido.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.