São Leopoldo está entre os cinco municípios gaúchos que mais disponibilizaram vagas de trabalho nas agências do FGTAS/Sine, de janeiro a abril de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. No total, foram 1.349 postos oferecidos nos quatro primeiros meses do ano, 211,54% a mais do que o registrado na mesma época em 2021.
O dado foi divulgado em live apresentada pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier, e pelo diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, por meio da página da FGTAS no Facebook. No levantamento, foi possível observar que, de janeiro a abril de 2022, as agências FGTAS/Sine ofertaram 41.943 vagas de trabalho no Rio Grande do Sul, enquanto no mesmo período de 2021 foram 21.441 oportunidades disponibilizadas - um crescimento de 95,6%.
São Leopoldo fica na 5ª posição entre as cidades que ofertaram as maiores quantidades de vagas, atrás apenas da capital Porto Alegre, de Caxias do Sul, Triunfo (cidade onde estão situadas as empresas do Polo Petroquímico) e de Canoas.
Coordenadora da agência do Sine em São Leopoldo, Taís Marques Cabral comenta que, de fato, o número de vagas cresceu do ano passado para cá. "À medida que as empresas foram se reerguendo, as vagas automaticamente aumentaram", avaliou.
Conforme Taís, a procura presencial na agência continua, mas, agora, grande parte dos interessados prefere acessar as vagas por meio de aplicativo. "A procura é enorme devido ao aplicativo Sine Fácil, que o candidato baixa no celular e consulta as vagas disponíveis no perfil dele, e se encaminha dali mesmo", colocou. "Não estamos conseguindo divulgar as vagas por outros meios, justamente porque a vaga fica pouco tempo disponível devido ao limite de encaminhamentos que a empresa solicita e o limite que o próprio sistema tem em cada vaga", explicou, estimando que 95% das vagas oferecidas pelas empresas são preenchidas por candidatos encaminhados pelo Sine.
Taís também lembra que o Sine sempre fica em contato com as empresas para saber como está o processo seletivo e liberar mais limite enquanto não contratam ninguém, porém, esse retorno por vezes demora. Outra dificuldade para alguns é com o acesso a meios digitais. "Muitas empresas preferem contato pelo e-mail e a maior limitação do público é ter facilidade com a Internet para enviar o currículo pra empresa."
Porto Alegre Centro - 4.716
Caxias do Sul - 2.395
Triunfo (Polo Petroquímico) - 1.528
Canoas - 1.366
São Leopoldo - 1.349
Venâncio Aires - 1.186
Novo Hamburgo - 1.164
Erechim - 1.097
Santa Rosa - 856
Campo Bom - 817
Ajudante de açougueiro (comércio) - 1
Arte-finalista - 1
Atendente de lanchonete (para trabalho em Novo Hamburgo) - 10
Auxiliar administrativo (exclusiva para PCDs) - 2
Auxiliar de cozinha - 1
Auxiliar de desenvolvimento infantil - 1
Auxiliar de eletrotécnico - 2
Auxiliar de linha de produção (exclusiva para PCDs) - 13
Auxiliar de segurança - 4
Auxiliar técnico de montagem - 2
Costureira em geral - 4
Cozinheiro geral - 5
Desenhista detalhista - 1
Desenhista mecânico - 1
Eletrotécnico - 2
Empregado doméstico nos serviços gerais - 1
Inspetor de qualidade - 1
Inspetor técnico de qualidade - 1
Marceneiro - 1
Operador de bomba de concreto - 1
Operador de cortadeira de papel - 1
Operador de impressora ofsete - 1
Operador de torno com comando numérico - 1
Pedreiro - 2
Retificador, em geral - 2
Soldador - 2
Supervisor de cozinha - 2
Sushiman - 1
Torneiro mecânico - 2
Vendedor pracista - 2