Publicidade
Acompanhe:
Notícias | São Leopoldo Entrevista

Educadora fala da cor da pele todos os dias para conscientizar

Lourdes é coordenadora do Grupo Cultural Anastácia Òmìnira

Por Alecs Dall'Olmo
Última atualização: 16.11.2019 às 13:55

Lourdes na valorização e na promoção da cultura e da comunidade negra Foto: Diego da Rosa/GES

Lourdes, 69 anos, parou de estudar na infância, começou a trabalhar com dez anos como babá e com 13 anos estava trabalhando em uma fábrica de confecção. Nunca mais parou de trabalhar e de superar desafios. Voltou estudar e conseguiu ser professora. Perdeu os três filhos.

É mãe adotiva de uma menina, integra o movimento negro e colocou no nome do grupo a palavra Òmìnira, que significa liberdade.

P: Quando foi que o Movimento Negro entrou na tua vida?

R: Foi quando era educadora no Centro Medianeira. Foi lá pelo final dos anos 70. Fui representar a instituição em um encontro do Movimento Negro. Até aquele momento nunca tinha participado de grupos sociais. Foi neste encontro que comecei minha caminhada.

P: E o Grupo Anastácia como surgiu?

R: Em 1995 participei do evento da subida da Serra da Barriga, é um sítio arqueológico, onde Zumbi instalou o Quilombo dos Palmares, em Alagoas,pelos 300 anos de Zumbi. Foi muito emocionante. Quando voltei de lá decidi que não era apenas uma passeio. Era preciso trabalhar. E esse trabalho se transformou no Anastácia, um grupo de mulheres negras.

P: Desafio que atravessa o tempo?

R: No início a questão envolvia a descoberta da mulher negra, falar de autoestima. Era preciso criar essa consciência. Também a importância de estudar, e todos os dias: deixar claro que não somos invisíveis. A luta segue. Temos voz e estamos presentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.