Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul IMPACTO NO TRANSPORTE

Trensurb já registra 18 ocorrências de furto de cabos neste ano

Número deu salto no mês de abril; somente nos primeiros 20 dias, foram oito casos. Metade deles aconteceu em Sapucaia do Sul

Por Stefany Rocha*
Publicado em: 21.04.2022 às 16:56 Última atualização: 22.04.2022 às 10:14

Do início do ano até o momento, a Trensurb já registrou 18 ocorrências de furto de cabos nas linhas do trem. O que mais chama atenção no levantamento é o aumento de casos neste mês de abril - somente nos primeiros 20 dias, foram oito ocorrências - metade delas em Sapucaia do Sul, e o restante em Canoas e Porto Alegre. A média é de praticamente um furto a cada dois dias.

Conforme a Trensurb, 18 ocorrências de furto de cabos foram registradas em 2022
Conforme a Trensurb, 18 ocorrências de furto de cabos foram registradas em 2022 Foto: Arquivo/GES
Os outros dez casos aconteceram de janeiro a março de 2022. O registro mais recente divulgado pela empresa prejudicou o funcionamento do transporte público na manhã da última quarta-feira (20), quando os trens precisaram circular com velocidade reduzida entre as estações Sapucaia, em Sapucaia do Sul, e Unisinos, em São Leopoldo.

De acordo com dados da Trensurb, a maioria dos furtos acontece entre o período da noite e da madrugada, e, normalmente, em dias de semana. As estações em Sapucaia do Sul e Porto Alegre somam o maior número de ocorrências, mas Canoas e Esteio também são alvo de criminosos. Somente neste ano, segundo a empresa, já foram furtados, pelo menos, 398 metros de cabo. O prejuízo não foi informado. 

Medidas de segurança

Para tentar conter os furtos, a Trensurb irá instalar neste fim de semana arames de concertina nos muros de vedação da linha do trem em Porto Alegre. Por conta disso, das 7h30 às 19 horas de sábado (23) e domingo (24), a operação será em via única no trecho da Estação São Pedro, na Capital. Os intervalos entre viagens não devem sofrer alterações, conforme a empresa.

*Colaborou Juliana Flor

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.