Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul VEJA A LISTA DOS MUNICÍPIOS

Mais de 40% do RS tem decretos de Situação de Emergência por causa da estiagem

Até 11 de janeiro, 200 cidades gaúchas aderiram ao decreto devido à falta de água suficiente para atender agricultura e moradores

Publicado em: 12.01.2022 às 13:56 Última atualização: 12.01.2022 às 14:13

A pouca quantidade de água para abastecer o campo e a população já colocou 226 municípios em alerta no Rio Grande do Sul. Para a agricultora Nelida Mieres, 53 anos, a terça-feira (11) foi dia de ganhar água. A moradora da localidade de Sertão de Canta Galo, interior de Rolante, é uma das 1.850 pessoas que dependem de abastecimento pelo caminhão-pipa do Corpo de Bombeiros Voluntários do município do Vale do Paranhana.

Açude na propriedade de Nelida Mieres seco
Açude na propriedade de Nelida Mieres seco Foto: Diego da Rosa/GES

A situação se estende há quase três anos, agravada por estiagens como a de agora. Desde o começo do verão, cerca de 40% dos municípios gaúchos haviam decretado Situação de Emergência (SE). O levantamento feito pela Defesa Civil mostra que do total de 226 cidades afetadas pelo baixo volume de chuva, 21% tiveram a situação reconhecida pela União. Com isso, os municípios podem ter acesso a recursos e isenções 

No começo do ano, o governo o Estado anunciou a ampliação do subsídio para o programa Troca-Troca de Semente de Milho da safra 2021/2022 aos produtores que estão em municípios que decretaram situação de emergência. O detalhamento do repasse dos valores ainda será discutido entre a Seapdr e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Clique aqui e veja a lista dos municípios afetadas pela estiagem.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.