Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CLIMA AGRADÁVEL

Temperatura não sobe muito na região depois do frio e da geada

Meteorologistas alertam para o retorno da chuva ao Estado ainda nesta quinta-feira

Publicado em: 16.09.2021 às 10:08

Frio, geada e cerração. Assim começou a quinta-feira (16), que será de tempo firme na região. Isso é efeito de uma massa de ar frio que chegou ao Rio Grande do Sul, diminuindo as temperaturas, conforme a MetSul Meteorologia. 

Geada registrada em São Francisco de Paula nesta quinta-feira
Geada registrada em São Francisco de Paula nesta quinta-feira Foto: Nilson Pedro Wolff/Especial

Em Novo Hamburgo, mínima foi de 9°C nesta manhã, assim como em Porto Alegre. Em Taquara, no Vale do Paranhana, mínima foi de 8°C; alguns pontos entre os vales do Paranhana e Sinos tiveram cerração. Em São Francisco de Paula, houve registro de geada e mínima de 4°C, de acordo com Nilson Wolff, voluntário Estação de Meteorologia de Campo Bom.

No entanto, à tarde, as temperaturas serão agradáveis. Com a presença do sol, no Vale do Sinos os termômetros alcançam os 21°C. 

Por que faz frio?

Essa frente fria, que chegou entre terça e quarta à região Sul do Brasil está associada a um centro de alta pressãoque atua entre o Estado, o Uruguai e a Argentina. Assim, o ar frio foi impulsionado por um centro de baixa pressão que está sobre o Atlântico Sul e distante do continente, na altura do litoral argentino.

Assim, a nebulosidade diminuiu e as temperaturas entraram em declínio.

Volta da chuva e calor

A sexta-feira terá sol e chuva no Rio Grande do Sul de acordo com a MetSul. Já nesta quinta, áreas de instabilidade começam a se intensificar sobre Santa Catarina e avançam para o Noroeste e o Norte do Estado com chuva e garoa.

Sexta-feira tem risco de chuva na região
Sexta-feira tem risco de chuva na região Foto: Inezio Machado/GES

A chuva, no entanto, ganha força sobre a Metade Norte gaúcha na sexta-feira (17) com previsão de pancadas localmente fortes, altos volumes em algumas cidades, raios e risco de temporais com granizo.

No fim de semana, o tempo volta a ter sol e as temperaturas ficarão mais elevadas. Em Novo Hamburgo, no sábado (18) as máximas chegam aos 27°C; enquanto domingo (19), temperaturas oscilam entre 16 e 29°C.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.