Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul TEMPO SEGUE INSTÁVEL

Frente fria avança e temperaturas ficam mais baixas no RS nesta terça-feira

Previsão desta semana é típica do mês de setembro, com instabilidade, temporais e muita oscilação na temperatura, diz meteorologista

Por Susi Mello
Publicado em: 13.09.2021 às 13:43 Última atualização: 13.09.2021 às 14:57

Depois do alerta de chuva, queda de granizo, raios, vendavais e volumes de precipitação preocupante entre segunda e terça-feira, é bom tirar o casaquinho do armário novamente. Segundo a meteorologista Estael Sias, da Metsul, o frio ainda não se despediu de 2021.

Segunda-feira de tempo chuvoso em Novo Hamburgo Foto: Diego da Rosa/GES

Estael antecipa que a perspectiva desta semana será típica do mês de setembro, com instabilidade, temporais e muita oscilação na temperatura. "O que se espera entre segunda e terça-feira é o avanço de uma frente fria, que vai trazer instabilidade com nuvens carregadas, com alerta para temporais e chuva volumosa em alguns pontos", declara.

Segundo a Metsul, a terça-feira começa a ter queda da temperatura entre tarde e noite, porque a frente "quente/frio" segue o conceito de primeiro chuva e depois massa de ar polar que faz a instabilidade se deslocar, derrubar a temperatura e, posteriomente, trazer melhora no tempo.

Já na quarta-feira, informa Estael, começa a limpar o tempo, ainda com queda na temperatura. "Essa é a perspectiva para a segunda metade da semana. A temperatura vai entrar em declínio", salienta.

Chuva

A segunda-feira é de muita instabilidade no Estado, com chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Segundo a Metsul, são esperados momentos de melhoria com aberturas de sol e abafamento nas Metades Oeste e Norte ao longo do dia, mas a trégua da instabilidade dura pouco e estas áreas voltam na sequência a ter pancadas.

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer em parte do Oeste, no Centro, no Sul e no Leste do Estado gaúcho durante a segunda com elevados volumes em diversas localidades por conta de pancadas por vezes fortes a torrenciais. É alto o risco no Rio Grande do Sul de temporais isolados nesta segunda com vento forte e/ou granizo. A segunda-feira terá instabilidade isolada ainda em Santa Catarina e no Paraná.

Segundo a Defesa Civil do Estado, até o final da manhã de segunda-feira, o registro era a cinco residências destelhadas e queda de árvores em Santa Maria.

Nível dos rios estão dentro da normalidade

O nível de rios na região ainda estão dentro da normalidade na manhã desta segunda-feira (13). Em São Sebastião do Caí, a Defesa Civil informou ontem (segunda) que o nível do Rio Caí estava em 3,09 metros, às 9 horas. Na quarta-feira (8) da semana passada, o nível chegou a 8,35 metros na barca.

Segundo o coordenador da DC, Ênio dos Santos, na segunda-feira (13) pela manhã não havia nenhum registro de ocorrência. "Há chuva com pancadas fortes, sem ventos, mas logo diminui de intensidade", declara, lembrando que teve pequenos pontos de acúmulos de água no Centro da cidade mas logo diminuiu, sem causar danos.

Em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos, que na quarta-feira (8) à tarde estava em 5,59 metros, na segunda-feira (13) marcava 5,33 metros. O coordenadora da Defesa Civil hamburguense, tenente Claudiomiro da Fonseca, para sair da barca o nível do rio precisa alcançar 6,5 metros. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.