Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Pandemia

Pesquisa estima que o Estado tem um infectado por coronavírus a cada 72 habitantes

Oitava rodada da Epicovid, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi divulgada nesta quinta-feira (10)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 10.09.2020 às 14:49

Um a cada 72 habitantes do Rio Grande do Sul possui anticorpos para o coronavírus, segundo a oitava rodada da pesquisa Epicovid, que avalia prevalência da Covid-19 no Estado e é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os dados foram apresentados na tarde desta quinta-feira (10) pela coordenadora do Comitê de Dados do RS, Leany Lemos, e pelo reitor da UFPel, Pedro Hallal.

A pesquisa foi realizada de 4 a 6 de setembro e testou 4500 pessoas em 9 cidades do Estado, sendo que 62 testaram positivo para coronavírus. Conforme esta etapa do estudo, 156.753 pessoas tiveram contato com o coronavírus, ou seja, 1,38% da população gaúcha. Hallal explicou que o montante são pessoas que tiveram contato recente com a Covid-19, ou que tiveram um caso grave há mais tempo. 

Em abril, quando foi realizada a primeira fase da Epicovid, era um positivo a cada 2 mil pessoas com a doença no Estado. Segundo Hallal, entre maio e julho houve aceleração no número de infectados e menos adesão ao distanciamento controlado. "Em junho estabilizaram os casos, pois as pessoas começaram a ficar mais em casa."

O maior número de casos registrados na oitava rodada da pesquisa, realizada no último final de semana, foi em Canoas município no qual 19 pessoas testaram positivo para Covid. Passo fundo registrou 10 casos positivos para a doença e Porto Alegre 9.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.