Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Pandemia

Estimativa é de que um a cada 82 habitantes já tenha sido infectado pela Covid no Estado

Sétima rodada da pesquisa da UFPel foi divulgada nesta quinta-feira (20)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 20.08.2020 às 15:35 Última atualização: 20.08.2020 às 16:05

A sétima rodada da Epicovid19, pesquisa sobre a prevalência da Covid-19 na população gaúcha, realizada pela Universidade Federal de Pelotas, estima que um a cada 82 habitantes já tenha tido Covid-19 no Rio Grande do Sul, o que demonstra que a proporção de contaminados  por coronavírus aumentou no Estado. O resultado foi apresentado em live pelo reitor da instituição, Pedro Hallal, na tarde desta quinta-feira (20). Ainda segundo a pesquisa, 139 mil pessoas já teriam sido infectadas pelo vírus no Estado, o equivalente a 1,22% da população gaúcha.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Das 4,5 mil pessoas que aceitaram se submeter aos testes rápidos nesta etapa da pesquisa, 55 tiveram resultado positivo, sendo doze em Canoas, onde em Porto Alegre e oito em Pelotas. Ao todo, nove municípios gaúchos participam do estudo: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana.

O estudo mostra ainda que um terço das pessoas que moram com alguém que teve resultado positivo para Covid-19, também testam positivo para a doença. Em relação ao distanciamento social, Hallal destacou que o percentual de pessoas que sai diariamente de casa, que havia caído a partir de junho, se manteve estável. "O que é uma ótima notícia para nós pesquisadores. Da mesma forma, o percentual de pessoas que fica sempre em casa também parou de diminuir."

Hallal também ressaltou a importância de ampliação da testagem e salientou o aumento de casos em Pelotas, que passou de um para oito, desde a última rodada da pesquisa. Uma nova etapa da Epicovid19 deve ocorrer de 5 a 7 de setembro. O estudo é o único no mundo a ter sete etapas com moradores das mesmas cidades. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.