Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Ciclone

Chuva intensa já tira famílias de casa em São Sebastião do Caí; Caxias registra uma morte

Ciclone extratropical atinge o Estado entre terça e quarta-feira

Publicada: 08.07.2020 às 01:32

O ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul entre terça (7) e quarta-feira (8) já causa transtornos na região dos Vales. A prefeitura de São Sebastião do Caí informou pouco depois da meia-noite desta quarta que famílias começaram a ser removidas da região ribeirinha. Em Caxias do Sul, na Serra, um homem morreu soterrado no início da noite desta terça.

De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião do Caí, às 16 horas o nível do Rio Caí estava em 6,70 metros. Subiu um metro até as 20 horas e, às 23 horas, já estava em 9,24 metros. "O grande volume de água identificado nos municípios de Feliz, São Vendelino e Bom Princípio fez com que a prefeitura e Defesa Civil Municipal decidissem antecipar para a noite de hoje (terça) a remoção das famílias ribeirinhas do bairro Navegantes", informou a prefeitura perto da meia-noite.

De acordo com a Defesa Civil, as primeiras remoções começaram por volta das 23h30. A avaliação é que o nível do rio chegará a 13,5 metros na manhã desta quarta-feira, "podendo subir ainda mais durante o dia". As famílias desabrigadas foram levadas ao ginásio do bairro Rio Branco. Trata-se do mesmo grupo que, semana passada, ficou desalojado por conta do ciclone bomba que atingiu o Estado.

A MetSul Meteorologia alerta que haverá enchente na região dos Vales (Jacuí, Rio Pardo, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana). Do início da tarde até as 19 horas a estação meteorológica de Campo Bom registrou 64,2 milímetros de chuva. Ao menos até o início da madrugada não havia parado de chover na região e a previsão é que continue assim até o início da tarde desta quarta.

Chove também em toda a Região Metropolitana. Porto Alegre chegou a ter 40 pontos de alagamento no fim da noite desta terça. De acordo com a MetSul, alguns bairros fecharam a terça-feira com 120 milímetros acumulados, o equivalente à média de chuva do mês na cidade.

A região da Serra foi duramente atingida pela chuvarada. Houve queda de barreiras e deslizamento de encostas. Em Caxias do Sul, um homem morreu soterrado. De acordo com a Defesa Civil da cidade, o caso foi no início da noite no bairro Mariani. Uma encosta desmoronou e matou o homem que estava com mais duas pessoas dentro de uma casa. O corpo foi localizado cerca de uma hora depois pelos bombeiros, que não confirmaram a identidade da vítima. A área foi isolada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.