Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Meteorologia

Entenda porque algumas regiões gaúchas podem ter queda de granizo neste domingo

Instabilidade originada por uma frente fria avança sobre o Estado

Por Jauri Belmonte
Publicada: 05.07.2020 às 09:17

Risco de granizo isolado existe, com tendência maior para acontecer no Centro e Norte do Rio Grande do Sul Foto: GES

A instabilidade originada por uma frente fria e que avança pelo Rio Grande do Sul neste domingo (5), pode trazer queda de granizo para algumas regiões, segundo meteorologistas. A chuva, que se intensificou na região do Vale do Sinos durante a madrugada, ainda que de forma irregular, prossegue no decorrer do dia. A variação das temperaturas não será grande, e as máximas devem chegar aos 15°C na região metropolitana.

Conforme a MetSul Meteorologia, o ar mais quente ingressa, especialmente na Metade Norte gaúcha, antes da frente fria. As áreas de instabilidade vão se formar numa atmosfera mais aquecida, logo mais propícia à formação de nuvens de desenvolvimento vertical, e com frio em camadas mais baixas da atmosfera, o que se torna condição ideal para a formação e queda de granizo. Assim, o risco de granizo isolado existe, com tendência maior para acontecer no Centro e Norte do Rio Grande do Sul, entre a tarde e a noite. O tamanho do granizo poderá variar entre as regiões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.