Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul

Chance de neve

Publicada: 02.07.2020 às 09:24

A MetSul trabalha com projeções em cima de modelos, são eles: canadense, alemão, americano e brasileiro. Apenas o modelo alemão descarta neve para o Rio Grande do Sul, os demais, todos colocam risco de neve para a região de São José dos Ausentes.

A MetSul considera uma maior possibilidade de neve em cotas de altitude acima de 1,1 mil metros, o que inclui o Planalto Sul Catarinense e a área de São José dos Ausentes. Em altitudes de 900 mm a 1,1 mil metros, o que inclui São Francisco de Paula, a chance já é menor, apesar de existente.

Em cotas de 600 a 900 metros, o que inclui quase toda a Serra Gaúcha, os modelos indicam temperatura em superfície ao redor de 4ºC a 5ºC, o que é alto para a ocorrência de neve, a despeito de já termos visto excepcionalmente nevar com estes valores no Sul do Brasil e no exterior. Por isso, os modelos não têm previsão de neve para a Serra Gaúcha, mas a MetSul considera a possibilidade de que a região tenha chuva ou chuvisco congelado. Segundo a MetSul, a neve é um fenômeno de muito difícil previsão e complexa, não apenas aqui, como em todo o mundo. 

TAGS: clima neve tempo
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.