Publicidade
Acompanhe:

De novos terminais a mais mil vagas de estacionamento: veja as novidades do Salgado Filho

Nesta semana, Fraport fez cerimônia simbólica de entrega dos novos espaços Reportagem: Tamires Souza

Com menos de um ano de andamento, a ampliação do aeroporto Salgado Filho foi entregue oficialmente na última terça-feira. A primeira etapa, chamada de Fase 1B, foi liberada por fases ao longo do ano. Desde setembro, com a desativação do Terminal 2, o Salgado Filho passou a ter um único terminal. Em abril os usuários passaram a contar com nova área de check-in, novas salas de embarque e desembarque domésticos, além de três novos carrosséis para retirada de bagagens. Meses antes, em dezembro passado, os passageiros de voos internacionais também ganhavam uma nova sala de embarque. Estão em execução as obras nos restaurantes e lancherias que serão abertos no novo espaço do Terminal 1.

O novo edifício-garagem abriu mais 1.050 vagas para automóveis, disponíveis desde junho deste ano. A partir de agosto os passageiros também passaram a contar com mais espaços de embarque doméstico, além de um mezanino no terceiro piso. A mudança mais recente no Salgado Filho foi a transformação da antiga área de check-in, no segundo piso, que passou a atender somente voos internacionais.

Concessão por 25 anos

Com a desativação do terminal antigo, após transferência de todas as operações da companhia Azul para o Terminal 1, o local foi transformado em prédio administrativo da Fraport Brasil e ainda abriga a torre de controle. A empresa alemã é responsável pelo Salgado Filho após ter vencido licitação internacional, realizada em março de 2017, com concessão prevista pelo período de 25 anos. 

Terminal de cargas

Até agora já foram concluídas 74% das obras previstas no contrato, assinado em dezembro do ano passado para execução de melhorias até final de 2021. Os investimentos em infraestrutura no Salgado Filho totalizam R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 1,25 bilhão financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Outra etapa futura contemplada pelos investimentos será a construção de um novo terminal de cargas. "Normalmente construímos rápido. Nos próximos três meses deve começar a obra. E a previsão de finalizarmos é em, no máximo, dois anos", informou a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, mas revelou ainda não ter detalhes do projeto.

Aumento da pista

Pista do Salgado Filho deve ser ampliada no próximo ano Foto: Paulo Pires/GES

A ampliação da pista de pousos e decolagens, de 2.280 para 3.200 metros, é a próxima etapa dos investimentos que a Fraport deve fazer no aeroporto da capital. Após conclusão, será possível receber aeronaves maiores, que operam voos de longa distância. "Vai poder ligar o Rio Grande do Sul ao mundo. É um Estado muito rico, com vocação comercial e agrícola ,e vai representar conectividade", pontuou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que participou da cerimônia de inauguração dos novos espaços.

O andamento das obras ainda depende da realocação das famílias moradoras da Vila Nazaré. De acordo com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, essa ação está prevista para ocorrer, no máximo, até março do ano que vem. O prefeito Marchezan ainda ressaltou que os investimentos imobiliários para receber as famílias já foram assegurados pela Fraport.

Detalhes

Programa de parcerias de investimentos
A execução das obras de infraestrutura foi através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). "Acompanhei as obras da empresa estatal. Em quatro ou cinco anos, sem evolução, enquanto a empresa privada fez uma obra desta qualidade em um ano", elogiou o governador do Estado, Eduardo Leite.

11,2 milhões de passageiros até 2023
Essa é projeção de tráfego que o aeroporto atinja com a ampliação da pista e outras melhorias.

Sistema BHS
Para modernizar as operações e administração foram implantadas novas tecnologias pela Fraport. Uma delas é o sistema BHS, que oferece mais segurança na coleta, identificação e distribuição de bagagens.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Educa Mais Brasil

Começa o período para estudantes justificarem ausência nas provas do Enade 2019

Informe Publicitário
Esportes
premium

Irmãos treinadores se destacam no cenário brasileiro do futebol feminino e masculino

Esportes
Turismo
premium

Parque das Laranjeiras é opção de destino para curtir bem perto

Turismo
Aonde ir

Show da Família Lima, Feira Pólen, Natal dos Anjos e outras atrações neste final de semana

Região