Botão de Assistente virtual

Em livro de contos, 30 escritores falam sobre a vida durante e após a pandemia

Obra será lançada na quarta-feira (5) com a presença dos autores, em formato presencial em Canoas e depois on-line. Toda a comunidade está convidada a assistir

Conteúdo Especial | Núcleo 360

Nesta quarta-feira (5), será lançado o livro Daqui Pra Frente, obra que reúne contos de trinta escritoras e escritores em uma antologia que traz uma mensagem positiva de um cenário pós-pandemia.

O lançamento acontecerá em um formato híbrido. Primeiramente, às 9 horas da manhã, acontecerá um bate-papo presencial entre 16 escritores e estudantes do 9º ano do ensino fundamental de 16 escolas municipais de Canoas. Essa atividade será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade.

Livro Daqui Pra Frente: lançamento será nesta quarta-feira (5)
Livro Daqui Pra Frente: lançamento será nesta quarta-feira (5) Foto: Reprodução
Depois, às 10h20, os 16 escritores e o organizador e curador do projeto, Henrique Schneider, mais representantes Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Educação de Canoas, da Fundação Arcelor Mittal e da Cofercan estarão ao vivo no canal do YouTube (@daquiprafrenteprojeto) para uma live especial. A expectativa é que mais de dois mil alunos, de 70 escolas da região, estejam conectados simultaneamente. Está confirmada a audiência de estudantes de Canoas, São Leopoldo, Estância Velha, Campo Bom, Dois Irmãos e Nova Hartz.

“É uma alegria muito grande participar deste projeto. Além dos contos de escritores renomados, o que já é um atestado da qualidade, o livro traz uma visão positiva sobre o momento pós-pandemia. A comunidade está convidada a prestigiar o lançamento e também fazer a leitura do livro, que pode gerar debates importantes sobre o tema tratado”, destaca Henrique Schneider.

Sobre o livro Daqui Pra Frente

Disponível em formato físico e digital, a obra será distribuída gratuitamente, em especial para escolas e bibliotecas da Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Rio do Sinos. É composta por contos com uma narrativa breve e concisa, registrando o marco histórico que impactou o mundo todo, a Covid-19.

O projeto atende aos objetivos de incentivar a leitura entre os jovens do 9º ano e ensino médio, promover a valorização de escritoras e escritores gaúchos e de instigar discussões sobre um cenário futuro pós-pandemia. O livro, que levou 18 meses para ser concluído, está alinhado aos princípios do Plano Estadual de Cultura:
VI - a cultura como elemento de desenvolvimento social e econômico; e
XV - o desenvolvimento da esfera crítica na cultura.

No site e nas redes sociais o público terá acesso à edição on-line do livro e os professores poderão baixar o conteúdo pedagógico para contribuir com a formação dos alunos.

Autores dos contos

Altair Martins, Amilcar Bettega, Andréia Schefer, Atena Beauvoir Roveda, Caio Riter, Christian David, Cintia Moscovich, Dani Langer, Dilan Camargo, Emir Rossoni, Gustavo Melo Czekster, Helena Terra, Henrique Schneider, Jane Tutikian, Jari da Rocha, Jéferson Assumção, Julia Dantas, Laís Chaffe, Luís Dill, Luisa Geisler, Luiz Paulo Faccioli, Marlon Pires Ramos, Marô Barbieri, Milene Barazzetti, Rafa Rafuagi, Renata Wolff, Rodrigo Rosp, Simone Saueressig, Taiasmin Ohnmacht e Valesca de Assis.

Canais de divulgação do livro

Site: daquiprafrente.art.br

Youtube: @daquiprafrenteprojeto

Instagram: @livrodaquiprafrente

Facebook: @LivroDaquiPraFrente

Organização

Organização e Curadoria: Henrique Schneider

Planejamento Cultural e Edição: Simples Assim (Camila Borniger e Daniel Henz)

Assistência de Edição: Mônica Neis Fetzner e Tristan Jardim

Revisão de Textos: Ananda Feix e Mônica Neis Fetzner

Coordenação de Projeto Gráfico e Diagramação: Paula da Luz (CM3com)

Coordenação de Livro Digital e Audiobook: Felipe Cogo

Site: Rodrigo Valente Nunes (Index)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Meio Ambiente

Com hortas, Metrosul cultiva a sustentabilidade

Região
Negócios

Troca de experiências entre executivos é ponto alto do C-Level

Região
Inclusão e Diversidade

As mulheres no mercado de trabalho

Região
Ensino

Ser Educação lança websérie sobre inovação

Ser Educação