Botão de Assistente virtual

Um domingo especial para conhecer os Caminhos de Lomba Grande

União de 13 empreendedores com o apoio da prefeitura concretiza projeto que destaca pontos turísticos da zona rural de Novo Hamburgo

Conteúdo Especial | Núcleo 360

Um passeio em família, com direito a contato com a natureza, boa gastronomia e entretenimento para todas as idades. Isso tudo sem viajar muitos quilômetros ou enfrentar engarrafamento na BR. Essa é a realidade de quem escolhe a zona rural de Novo Hamburgo para aproveitar os períodos de folga. E, a partir deste domingo (2), o local ganha sua primeira rota turística. O “Caminhos de Lomba Grande” reúne 13 empreendimentos em um trabalho de valorização e divulgação dos atrativos da região. Para marcar este início cada estabelecimento abrirá as suas portas esperando os visitantes com uma programação especial, que pode ser conferida em @caminhosdelombagrande.

Foto:

A rota turística nasceu a partir da união de empreendedores locais em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - Diretoria de Turismo e o Sebrae/RS. Inclusive foi a partir de um diagnóstico do Sebrae que foi criado o mapa do potencial turístico. “E foi o ponto de partida para que diversos empreendedores pudessem se ver dentro do turismo e das tendências deste mercado”, detalha a empreendedora Morgana Spezzia.

O sonho de ter uma rota turística em Lomba Grande soma mais de duas décadas. Mas, a partir de 2019, o tema começou a ganhar corpo com encontros de qualificação para superar muitos desafios. Segundo a empreendedora Mirian Brauwers, muitas das características tradicionalmente ofertadas na região mudaram neste percurso para tornar a experiência do visitante mais completa. “Hoje, entendemos melhor o que significa o turismo, a importância da cooperação, como é o mercado neste setor, o quanto ele é importante para a economia e o desenvolvimento de uma região”, afirma. O Caminhos de Lomba Grande está vinculada à Associação Amolomba. “Estamos imensamente felizes. Com o empenho dos empreendedores do nosso bairro esse sonho foi possível”, destaca a presidente Amanda Winck.

Depois desse tempo de preparação, chegou a hora de tirar o sonho do papel. “E desde já gostaríamos de contar com o apoio da comunidade, não somente do comércio e moradores do bairro, mas de toda a cidade e região. Queremos que as pessoas tenham orgulho deste trabalho, façam parte, prestigiem e compartilhem”, convida Deivid Schu, diretor de Turismo de Novo Hamburgo.

Conheça o que faz parte da rota turística

1 - Sociedade Gaúcha de Lomba Grande
Rua Albano Guilherme Konrath, 1305
@sociedadegauchadelombagrande

2 - Fruteira a Tenda
Rua João Aloysio Allgayer, 4570
@fruteira_atenda

3 - Restaurante e Café Colonial Lomba Grande
Rua João Aloysio Allgayer, 3790
@cafecoloniallombagrande

4 - Amigos da Terra Casa Natural e Café
Rua João Aloysio Allgayer, 1605
@amigosdaterracasanatural

5 - Mel Lomba Grande
Rua João Aloysio Allgayer, 1605
@kuhnanselmo

6 - Eco Parque da Lomba
Rua Martin Luther, 599
@ecoparquedalomba

7 - O Perdigueiro Restaurante
Rua João Aloysio Allgayer, 918
@operdigueirorestaurante

8 - Comparsa Etílica Vale 4
Trevessa Afonso Strack Rua Dois, 260
@querovale4

9 - Cachaçaria Invito
Estrada Francisco Waldemar Bohrer, 1613
@cachacariainvito

10 - Sítio Pé na Terra
Estrada Carlos Arthur Scherer, 2085
@sitiopenaterra

11 - Sítio 3 Figueiras
Estrada Willy Moehlecke, 1501
@sitio3figueiras

12 - Suns da Lomba
Estrada Willy Moehlecke, 4386
@sunsdalomba

13 - Plantoteca
Estrada Afonso Strack, 6113
@plantoteca

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Meio Ambiente

Com hortas, Metrosul cultiva a sustentabilidade

Região
Negócios

Troca de experiências entre executivos é ponto alto do C-Level

Região
Inclusão e Diversidade

As mulheres no mercado de trabalho

Região
Ensino

Ser Educação lança websérie sobre inovação

Ser Educação