Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região REGISTRO POR CÂMERAS

Museu de astronomia de Gramado registra movimento de meteoros

Observatório Espacial Heller e Jung instala câmera de monitoramento e já faz registro de fenômenos

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 06.08.2022 às 08:00 Última atualização: 06.08.2022 às 14:49

Os amantes da astronomia agora contam com uma novidade em Gramado. O Geo Museu recebeu a instalação de sua primeira câmera de monitoramento de meteoros. Em funcionamento desde 17 de julho, o sistema é integrado ao Observatório Espacial Heller e Jung, de Taquara.

Exposição com meteoritos pode ser vista até setembro
Exposição com meteoritos pode ser vista até setembro Foto: Geo Museu/Divulgação
Desde o início, 34 meteoros foram registrados, sendo 16 apenas na primeira noite, quando aconteceu uma chuva denominada Kappa Cygnids. O meteoro entrou na atmosfera do planeta há 115,5 quilômetros de altitude e foi extinto há 106,6 quilômetros, com duração de 1,318 segundo.

Um convite inicial foi feito à Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), com o intuito de levar uma exposição sobre meteoritos ao Geo Museu. O professor Fernando Jung, um dos proprietários do observatório e diretor da região Sul da entidade, considera interessante não apenas demonstrar, mas propor a instalação da câmera.

"Propus a colocação de uma câmera de forma permanente. Este sistema colaborará de forma importante para registro de meteoros em direção ao Sul do Estado. A cobertura ocorre desde a Serra em direção ao Litoral e cobre grande parte do Oceano Atlântico", conta Fernando.

De acordo com o estudioso, o local onde o equipamento foi colocado possui baixa poluição luminosa, o que beneficiará registros de pouca magnitude quanto ao brilho. A passagem de satélites também poderá ser observada. "Apesar da região ter em determinados momentos a ocorrência de neblina, os resultados são excelentes. A câmera possui alta sensibilidade à luz, permitindo visualizar qualquer fenômeno luminoso", afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.