Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CONHECENDO O BRASIL

Recenseadores iniciam pesquisa do Censo 2022

Trabalhos começaram na quarta-feira, após adiamento de dois pelo IBGE

Por Taís Forgearini
Publicado em: 04.08.2022 às 09:45

Recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Canoas começaram na quarta-feira (3), a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. O município foi divido pelo órgão por setores, ao todo são 696, cada área possui em média 250 domicílios.

A partir do levantamento dos dados coletados são planejadas políticas públicas e investimentos para os cidadãos para uma década. Por meio do estudo é possível traçar o perfil socioeconômico e características de cada região do município.
Fonte de renda extra Lúcia Regina Almeida, 54, é pela segunda vez recenseadora. Na tarde de quarta-feira (3), iniciou as atividades de pesquisa para o Censo, próximo a estação Fátima. Lúcia conta que o trabalho no IBGE contribui no orçamento familiar. “Além de gostar do trabalho, é forma de renda extra. Eu sou vendedora 

Fonte de renda extra

Fonte de renda extra Lúcia Regina Almeida, 54, é pela segunda vez recenseadora. Na tarde de quarta-feira (3), iniciou as atividades de pesquisa para o Censo, próximo a estação Fátima. Lúcia conta que o trabalho no IBGE contribui no orçamento familiar. “Além de gostar do trabalho, é forma de renda extra. Eu sou vendedor autônoma e os dois últimos anos foram complicados”, destaca Lúcia.

“Trabalhei no censo de 2010 e depois de 2014 a 2016 na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Todos em contrato temporário. Gosto de ser agente do IBGE, é uma forma de conhecer melhor a sociedade em vivemos, os canoenses em geral”, salienta.

No primeiro dia de trabalhado, cada recenseador é acompanhado por um supervisor do IBGE. GianLucca Guglieri Stello, 29, biólogo, é a primeira vez que trabalha para no Censo. “Foi para complementar a renda e também para somar conhecimento pessoal e profissional. Vai ser uma experiência nova”, evidencia Stello.

Convocação temporária

O concurso foi realizado em caráter temporário. Na primeira fase do concurso foram chamadas 341 pessoas, em Canoas. Ainda não há data definida para que os suplentes sejam chamados. O motivo para nova convocação é que 104 aprovados não compareceram no treinamento.

Identificação

Os agentes estão identificados com uniforme azul marinho e crachá com foto e QR code para que os moradores possam conferir a identidade no site do IBGE. “Pedimos que a população receba os recenseadores e contribua com informações honestas”, solicita o corredenador de área do IBGE, Maurício Bitelo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.