Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região SAÍDAS PARA SECA

Gestores municipais debatem soluções contra estiagem

Durante seminário, técnicos e prefeitos buscarão soluções para os períodos de pouca chuva e baixa dos níveis dos rios

Publicado em: 16.05.2022 às 19:01 Última atualização: 16.05.2022 às 22:40

As estiagens que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos anos serão tema de um encontro marcado para esta terça-feira (17). Promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), o seminário S.O.S Água reunirá técnicos e prefeitos da região metropolitana para discutir saídas para os períodos de seca. O encontro acontece a partir das 8h30 no auditório da Famurs, em Porto Alegre.

Captação de água do Rio dos Sinos, em Taquara, no bairro Empresa
Captação de água do Rio dos Sinos, em Taquara, no bairro Empresa Foto: Defesa Civil/Divulgação

Com inscrições gratuitas, o evento deve reunir gestores de cidades atendidas pelas bacias do Rio dos Sinos, do Gravataí e do Guaíba. Serão três painéis ao longo do dia com os temas: Alternativas de regularização de vazão; Cobrança pelo uso dos recursos hídricos e A jornada para a Segurança Hídrica. Ao final do evento, os participantes deverão produzir um documento apontando alternativas para minimizar o problema da estiagem na região. "Primeiro vamos ouvir os técnicos e depois propor soluções", explica o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella.

Diretora-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Andrea Braun, alerta para a urgência dos municípios em encontrarem soluções ao problema da estiagem. "No começo deste ano, reunimos diversos municípios da região e o Comitesinos para agilizar um enfrentamento para futuras estiagens, junto ao Departamento de Recursos Hídricos do Estado (DRH). Com esse seminário da Granpal, podemos levar essa discussão para todos os 53 municípios e abrangendo três grandes bacias do nosso Estado. Essa unidade nos dá força para mostrar o risco que estamos correndo a cada novo ano e a necessidade de soluções urgentes para o presente."

 

Em alerta

Batistella diz que a ideia do seminário surgiu devido ao alerta vindo das secas registradas no Estado entre 2020 e 2022. “Temos muitas localidades que sofrem demais com a estiagem, estamos agora fazendo o necessário para propor soluções”, explica. Neste ano, a falta de chuvas levou o Sinos a um baixo nível que, aliado com a poluição do rio, levou ao uso de produtos para tratamento da água, como cloro e carvão.

Serviço

O quê: Seminário S.O.S Água promovido pela Granpal

Quando: terça-feira (17), a partir das 8h30

Onde: Auditório da Famurs (R. Marcílio Dias, 574 - Menino Deus, Porto Alegre)

Programação:

9 horas - Painel 1: Alternativas de regularização de vazão.

Painelista: Sidnei Agra, engenheiro civil e de recursos hídricos.

Debatedores: Sergio Cardoso, representante da Associação Sul-Brasileira de Geólogos, e Alexandre Garcia, diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

10h40 - Painel 2: Cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

Painelista: Rodrigo Flecha Ferreira Alves, engenheiro civil.

Debatedores: Anderson Etter, secretário municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo, e Ivo Lessa, diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema.

14 horas - Painel 3 - A jornada para a segurança hídrica.

Painelista: Dr. Carlos Tucci, professor colaborador do curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH-UFRGS e diretor da empresa Rhama Consultoria Ambiental.

Debatedores: Silvio Klein, diretor de Relacionamento com o Cliente da Comusa e Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.