Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região DURANTE ESTIAGEM

Microaçudes buscam garantir produção rural na região

Prefeituras e Estado mobilizados para minimizar o impacto das secas

Por Susi Mello
Publicado em: 28.02.2022 às 03:00 Última atualização: 28.02.2022 às 16:42

Com o impacto da estiagem deste ano, o RS e a região se preparam para garantir que este tipo de problema não prejudique as próximas safras. Uma das alternativas de irrigação é a construção de microaçudes, com apoio de programa estadual e mobilização de entidades e municípios.

O agricultor Luiz Fernando Winck , de Lomba Grande,   na inscrição com Carlos Rocha, da Emater/RS-Ascar
O agricultor Luiz Fernando Winck , de Lomba Grande, na inscrição com Carlos Rocha, da Emater/RS-Ascar Foto: Susi Mello/GES-Especial

Representantes de prefeituras, da Emater e agricultores da região apostam na ação, que integra o Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. O programa disponibilizará R$ 66 milhões para construir 6.025 microaçudes no Estado.

Na semana passada, prefeituras e escritórios de Emater realizaram inscrições de interessados. O agricultor de hortifrutigranjeiros Luiz Fernando Winck, 51 anos, foi um deles. Em Novo Hamburgo, ele foi o 6º inscrito para uma das dez vagas que cabem ao Município.

Winck, que também é feirante, quer ampliar a reserva de água em sua propriedade na localidade do Quilombo, no bairro rural de Lomba Grande. "Este ano não posso nem aumentar a minha produção porque não tem recursos de água. Se eu ganhar o açude, será a garantia de água para o ano que vem", comentou o agricultor, que mantém em sua propriedade um açude pequeno que, nesse tempo de estiagem, tem sempre água pela metade.

"Sempre há um pouco de perda com a estiagem. A muda não chega a pegar, porque o sol está muito quente nesses dias. É claro que o que tu está molhando está colhendo, mas o que está fora da irrigação não está produzindo, não adianta nem plantar", conta Winck.

Municípios

Carlos Rocha, extensionista da Emater/RS-Ascar em Novo Hamburgo, explica: "Esses reservatórios ajudarão os agricultores a fazer uma reserva de água para as próximas safras." Ele ressalta que o sol forte vem afetando o desenvolvimento de grãos e folhosas, além da produção do gado leiteiro e de corte.

"Este é um programa que beneficia os agricultores, principalmente em um momento de estiagem, pois os sistemas podem ser usados para irrigação e para consumo dos animais. Aqui para o município, a ação vem como uma boa alternativa, pois Ivoti tem uma grande produção de hortifrutigranjeiros. Com certeza, será uma reserva importante para os produtores, pensando nas próximas safras", comenta o prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalkmann.

A secretária de Meio Ambiente de Estância Velha, Viviane Diogo, também acredita que os microaçudes são boa alternativa. "E não terá custo para o produtor", sublinha.

Política pública

A iniciativa de destinar recursos para implantação de microaçudes é importante, mas é necessária que ocorra uma política pública continuada. Esse é o posicionamento do assessor da diretoria técnica da Emater/RS, o engenheiro agrônomo Alex Corrêa, que acredita que a ação irá garantir água para manutenção de culturas das próximas safras, a do inverno 2022 e verão 2023.

"Estou há 13 anos na Emater e foi a primeira vez que alocaram recursos para área de irrigação. É muito bom, desde que se mantenha como uma política continuada", ressalta.

"A estiagem acontece de tempo em tempo e nos últimos três anos há redução do volume de água. Isso impactou nos córregos, rios e estamos observando até poços secando", acrescenta Corrêa.

Pela região

Novo Hamburgo - Os agricultores familiares, pecuaristas e empreendedores familiares rurais de Novo Hamburgo interessados na escavação de microaçudes em suas localidades podem se cadastrar até a próxima quarta-feira (2) diretamente na Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural ou Emater, localizadas na Rua João Aloysio Algayer, 1238, em Lomba Grande. Para se cadastrar, os agricultores devem apresentar o Talão de Produtor Rural. As candidaturas serão analisadas pelo respectivo conselho municipal.

Alto Feliz - O prazo para inscrições se encerrou na sexta-feira. O cadastro é única e exclusivamente para irrigação e o atendimento será por ordem de inscrição. Caso algum dos 10 pedidos não se encaixe nas regras do Estado, será chamado um suplente. A Emater informa que nesta semana, a partir de quarta-feira, serão vistoriadas as áreas para a definição das 10 propriedades que virão a ser selecionadas através de critério técnico.

Bom Princípio - Os produtores rurais de Bom Princípio interessados em fazer açudes em sua propriedade podem se inscrever até 2 de março. O município foi contemplado pelo programa Avançar na Agricultura, do Governo do Estado, e poderá receber 10 açudes para armazenamento de água em propriedade rurais, sem que haja custos para o produtor.

Estância Velha - As inscrições se encerraram sexta. A divulgação dos inscritos será nesta segunda-feira no mural da prefeitura e pelas redes sociais. A vistoria nas propriedades rurais inscritas será na terça-feira. O prazo para apresentação de recursos será até as 14 horas do dia 2 e a homologação do resultado final será no mesmo dia, às 17 horas, onde serão definidos os 10 produtores rurais beneficiados, e mais 5 suplentes, para o caso de desistência de algum beneficiado.

Ivoti - As inscrições se encerraram na sexta-feira. A divulgação dos resultados será nesta terça-feira (1º de março). É levado para o Conselho Municipal de Agropecuária para validação e os selecionados serão comunicados. O prazo para recursos será na quarta e quinta-feira (2 e 3 de março). A homologação do resultado final será na sexta-feira (4).

O que é e quem pode se candidatar

A escavação de microaçudes integra o Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) prevê R$ 66 milhões para construção de 6.025 microaçudes no Estado. Podem se candidatar agricultores e pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.