Prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) foram ao governador Eduardo Leite (PSDB) nesta terça-feira (25) para discutir ações de combate à estiagem que assola o Estado. Eles pediram agilidade na construção de microbarragens no Rio Gravataí para reforçar o abastecimento em período de pouca chuva, e sugeriram a criação de uma campanha de conscientização da população para o uso correto e consciente da água.
O baixo nível das bacias hidrográficas pode ocasionar racionamento ou até falta de água em cidades da Região Metropolitana. O presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, defendeu um plano de curto, médio e longo prazo a ser seguido. A intenção é justamente evitar problemas de abastecimento.
Melo lembrou que, desde a década de 1960, quando arrozeiros fizeram uma intervenção no Gravataí para a irrigação das lavouras, a região sofre com o problema de desabastecimento quando há períodos de estiagem. “Foi um crime ambiental”, argumentou o prefeito, destacando a importância da efetivação das microbarragens. Melo também solicitou ao governador a realização de uma campanha para o uso racional da água. “É preciso gastar o necessário”, defendeu.
O governador Eduardo Leite disse que o Executivo está comprometido com o tema e apresentou, por meio da Corsan, uma série de medidas de curto e médio prazo que estão sendo implementadas, como construção de reservatórios de água e substituição de bombas. Também solicitou agilidade à Metroplan no processo de efetivação das microbarragens, bem como a elaboração de uma campanha de conscientização, envolvendo Defesa Civil e Corsan.