Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PANDEMIA

Comprovante de vacinação será obrigatório para acesso em prédios públicos de São Leopoldo

Medida que passa a valer a partir desta segunda-feira (24) está em decreto publicado pela Prefeitura ontem (21)

Publicado em: 22.01.2022 às 11:39 Última atualização: 22.01.2022 às 11:45

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de São Leopoldo publicou o Decreto nº 10.054, atualizando as restrições de calamidade pública de enfrentamento à Covid-19. A nova redação torna obrigatória a apresentação do passaporte de vacinação contra a Covid-19 para acessar e permanecer nos espaços públicos municipais especialmente no Centro Administrativo da Prefeitura, na sede do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), e no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos servidores de São Leopoldo (IAPS).

Prefeitura de São Leopoldo é um dos locais onde o comprovante será exigido
Prefeitura de São Leopoldo é um dos locais onde o comprovante será exigido Foto: Arquivo/GES

A comprovação pode ocorrer com o comprovante de vacinação oficial emitido pelo Conecte SUS ou por outros meios como caderneta de vacinação ou o próprio Cartão de Vacina. Considerando a preocupação com a saúde da população e de seus servidores está determinado desde o dia 10 de janeiro, o limite de pessoas em espera para atendimento reduzido para 50%, a capacidade máxima de 3 pessoas nos elevadores no prédio da Prefeitura, além da medição de temperatura corporal ao entrar no prédio.

A partir desta segunda-feira (24), se torna obrigatória a apresentação do comprovante de vacina para acesso aos referidos estabelecimentos municipais, podendo ser negado acesso a quem não apresentar a comprovação. Também foi emitida pela Secretaria Municipal de Administração a Ordem de serviço que normatiza o regramento aos servidores e utilização de elevadores, orientações de revezamento e afastamento dos servidores e estagiários de acordo com os protocolos vigentes.

Em uma live realizada na quinta-feira (20), o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi informou as novas medidas do Município no enfrentamento à Covid-19 visando combater a doença diante dos altos números de contaminações devido a nova variante.

“Nós temos a obrigação de vir a público anunciar algumas medidas que estamos tomando na cidade para tentar evitar um colapso maior na saúde da nossa região, estamos ampliando o atendimento da saúde da nossa população e precisamos contar com o reforço nos cuidados de cada um para se vacinar e seguir os protocolos”, afirmou Vanazzi.

 Foi enfatizada a disponibilidade de dois médicos no centro de testagem, ampliação no atendimento nas unidades básicas de saúde, reabertura do Centro de Triagem de Covid-19 no Hospital Centenário, ampliação da fiscalização do passaporte vacinal, reforço na atuação da força-tarefa junto a eventos e atividades autorizadas pelo protocolo, e suspensão de eventos públicos no mês de janeiro. Além dessas medidas também foi reforçado o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel 70% e evitar aglomerações .

Nova reunião Comitê

Uma nova reunião on-line do Comitê Municipal de Atenção ao Covid-19 foi convocada para segunda-feira, às 11 horas, para debater sobre as medidas de enfrentamento da pandemia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.