Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Política

Prefeitos apresentam reivindicações em Brasília

Pauta levada ao Congresso inclui transporte público

Publicado em: 09.12.2021 às 03:00

Mais de 70 prefeitos de todo o País participaram ontem de um ato em Brasília organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A comitiva de prefeitos, entre os quais 13 gaúchos, foi recebida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foram levadas ao Congresso diversas reivindicações dos municípios.

Fatima Daudt esteve no grupo que foi à capital federal
Fatima Daudt esteve no grupo que foi à capital federal Foto: FNP/Divulgação

O chamado Dia D é um desdobramento da Carta de Aracaju, documento que foi assinado em 26 de novembro durante a 81ª Reunião Geral da FNP. Entre as pautas levadas pelos prefeitos está a questão da crise do transporte público.

Avaliação

A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, participou da mobilização e falou sobre os pedidos encaminhados:

"A pandemia afetou demais as prefeituras. Em Brasília, nossa mobilização é para evitar o caos no transporte público e em prol da PEC 13, para garantir a aplicação de forma eficiente dos recursos à educação nos próximos dois anos, justamente quando precisaremos de esforço extra para recuperar a defasagem de aprendizagem provocada pela Covid. Esses são alguns dos principais assuntos que impactam o dia a dia dos municípios atualmente", explicou Fatima, que é vice-presidente de Habitação da FNP.

Na pauta

A mobilização também incluiu conversa com parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

No caso do transporte, os prefeitos pedem a desoneração dos impostos federais e estaduais sobre o diesel e já encaminharam formalmente ao Ministério da Economia proposta para que a União seja responsável por custear a gratuidade da passagem aos idosos a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.