Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CLIMA

Frio fora de época deve seguir durante as noites do fim de semana

Mínimas seguem baixas, mesmo com a volta do sol nesta sexta-feira (19)

Publicado em: 18.11.2021 às 21:41

Uma massa de ar frio baixou as temperaturas na região. As noites frias para esta época do ano devem seguir durante o fim de semana. De acordo com a MetSul Meteorologia, as mínimas continuam baixas, mesmo com a volta do sol nesta sexta-feira (19).

Frio fora de época deve seguir durante as noites do fim de semana
Frio fora de época deve seguir durante as noites do fim de semana Foto: Nilson Wolff/Divulgação

No Vale do Sinos, as mínimas abaixo do normal devem seguir durante todo o fim de semana. Na região metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas mais baixas serão sentidas principalmente durante as madrugadas.

Nesta sexta-feira (19) o dia será ensolarado, com mínima de 15°C e máxima de 23°C. No sábado (20) a mínima será de 11°C e a tarde pode chegar a 27°C, a previsão é de tempo firme. Já no domingo, poderá apresentar uma variação maior na temperatura com mínima de 12°C e máxima de 32°C a tarde. O domingo também será de sol na região. 

Frio fora de época

Segundo a meteorologista Estael Sias, a baixa das temperaturas no Estado é causada por dois fatores: o La Niña e a chegada de uma massa de ar polar, de alta pressão atmosférica. Segundo ela, o Lã Nina provoca a chegada tardia de massas de ar polar, que ficam com a temperatura mais baixa do que o normal, para a época do ano.

Já o sistema de ar polar, “derrubou a temperatura e está fazendo circular um vento Sul gelado que ao interagir com as nuvens, com a garoa, deixou a temperatura muito abaixo do normal. Comparado com o inverno deste ano, em muitas tardes da estação a temperatura não ficou tão baixa quando as últimas tardes”, explicou Estael.

O voluntário da Estação de Meteorologia de Campo Bom, Nilson Wolff, mediu as temperaturas mais baixas na região. Nesta quinta-feira (18) Nilson registrou em Campo Bom a temperatura de 18.3°C, a máxima mais baixa deste mês. O evento climático não acontecia desde novembro de 2015 na região. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.