Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região REGIÃO

Ciência e robótica unem estudantes em Esteio

Feira e olímpiada movimentaram o Parque Assis Brasil nesta semana

Publicado em: 12.11.2021 às 03:00 Última atualização: 12.11.2021 às 08:48

Nesta semana, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, tem sido palco de duas atividades que estão reunindo estudantes da cidade. No local, desde a última quarta-feira acontecem a 29ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) e a 1ª Olimpíada Municipal de Robótica. Os dois eventos se encerram nesta sexta-feira, dia 12 de novembro. Ambos são promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

João Paulo e Jhonata William, da Escola Luiza Fraga com o robô Cristopher Wall-E
João Paulo e Jhonata William, da Escola Luiza Fraga com o robô Cristopher Wall-E Foto: Diego da Rosa/GES

Participam da Femuci estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Programa Horizontes, da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio, das redes municipal, estadual e particular. Na feira, eles apresentam seus projetos de pesquisa, elaborados ao longo dos últimos meses, para visitantes e avaliadores. Já na 1ª Olimpíada Municipal de Robótica, uma novidade, a atividade presencial é voltada exclusivamente para alunos das escolas da rede municipal.

Na abertura oficial, na tarde de quarta-feira, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Ruschel, agradeceu o trabalho realizado pelos profissionais da pasta, aos professores e aos alunos participantes. "A realização da Femuci e da Olimpíada de Robótica é a concretização de esforços de todos nós para que pudéssemos, nestes três dias, celebrar o que é mais precioso no ambiente educativo: a construção do conhecimento", disse.

Cláudia celebrou, ainda, a retomada da atividade. Em 2020, por conta da pandemia, a feira não foi realizada. "Que nestes três dias possamos compartilhar experiências, comunicar resultados, interagir, fazer novos amigos e termos momentos gratificantes. Afinal, estamos todos carentes das possibilidades incríveis que estes espaços proporcionam", destacou.

Experiências

"Que possamos estabelecer experiências exitosas nesse período, crescer enquanto pessoas e, acima de tudo, aprender. Esse é um espaço para compartilhar e evoluir. Que a feira e a olimpíada sejam um sucesso", completou a secretária. Além da apresentação dos trabalhos dos estudantes, a programação dos eventos conta com atividades artísticas e rodas de bate-papo.

Femuci tem 64 trabalhos

A etapa presencial da Femuci conta com 64 projetos, encaminhados por escolas das redes municipal, estadual e privada, além de duas instituições convidadas (Univates e IF-RS). Eles estão sendo expostos nos estandes montados no Pavilhão da Agricultura Familiar e passando por avaliação técnica, feita por representantes de órgãos das áreas de educação e de pesquisa, e outra feita por patrocinadores e apoiadores. Todos os projetos receberão certificado de participação.

Os três primeiros colocados receberão troféu e medalhas. Também serão reconhecidos 12 destaques: Popular, Ambiental, Educação Fiscal, Tecnológico, EJA Profissões e Projeto de Vida, Leitura e Escrita, Atividades Físicas, Esportes e Qualidade de Vida, Cidadania e Direitos Humanos, Arte e Cultura, Múltiplas Linguagens, #Femuci2021 e Professor Destaque.

Além das premiações, a Femuci credenciará expositores para participarem de outros eventos semelhantes no Estado, como Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec), promovida pelo câmpus de Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

De olho também na tecnologia

João Paulo de Oliveira Dantas Machado, 14 anos, do 7º ano, e Jhonata William Soares, 16, do 9º ano da Escola Luiza Fraga, criaram o robô Cristopher Wall-E para a 1ª Olimpíada Municipal de Robótica. No evento, os estudantes mostram um pouco do que já aprenderam com os kits de robótica entregues nas escolas nos últimos dois anos para uso em projetos em sala de aula ou nas Salas de Inovação. Nesta primeira edição do evento foram 37 trabalhos, 18 que estão expostos de forma virtual e 19 exibidos presencialmente. Os três primeiros colocados ganham um kit Explorador Uno e medalhas, mais um tablet, para o terceiro lugar, um notebook, para o segundo, e uma impressora 3D, para o primeiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.