Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região COMBATE ÀS DROGAS

Polícia mobiliza ônibus para transportar 22 presos em operação contra tráfico, em Sapiranga

Mais de 90 ordens judiciais foram cumpridas pela Polícia Civil, mirando esquema organizado de dentro do sistema prisional

Publicado em: 27.10.2021 às 12:42 Última atualização: 27.10.2021 às 13:40

A operação que prendeu 22 pessoas ligadas ao tráfico de drogas em Sapiranga, na manhã desta quarta-feira (27), é considerada a maior ação da Polícia Civil na cidade em 2021. O esquema, comandado por um criminoso de dentro de presídio, já foi alvo da Polícia por diversas vezes e acaba se "rearticulando", explica o delegado Fernando Pires Branco. A ação de hoje, coordenada por ele, contou com o apoio de 300 policiais civis de todo o Estado.

A Polícia precisou mobilizar um ônibus para levar os suspeitos da Delegacia de Polícia até o local onde passariam por exame de corpo de delito. No fim da tarde, o grupo deve ser encaminhado ao sistema prisional.

Presos são levados em ônibus após captura em Sapiranga
Presos são levados em ônibus após captura em Sapiranga Foto: Susi Mello/GES-Especial

Além do chefe do tráfico, outros 11 alvos da Operação Avalanche são detentos. Com isso, no total, são 34 presos. O criminoso, ligado à facção do Vale do Sinos, está na cadeia desde 2016.

Sobre a atuação recorrente do chefe do esquema, ele avisa: "enquanto ele traficar, nós vamos continuar prendendo." A delegacia de Sapiranga já solicitou a transferência dele para outra casa prisional. Porém, acrescenta o delegado Branco, o pedido ainda não foi deferido.

Conforme o delegado, o chefe do tráfico é de Sapiranga é ligado a uma facção criminosa que atua no Vale dos Sinos. "Desarticulamos a quadrilha dele inúmeras vezes, mas ela vai se articulando conforme o tempo vai passando e nós vamos prendendo essas pessoas que se juntam a ele", afirma.

Os presos nesta manhã na cidade têm entre 18 e 30 anos, alguns com antecedentes por tráfico. "A quadrilha já realizou homicídio no passado, mas não tem agido desta forma nos últimos momentos" salienta Branco.
 

Grandes apreensões em Sapiranga

A Operação Avalanche é resultado das apreensões de drogas em Sapiranga em 2021. O saldo de apreensões neste ano no município é de 300 quilos de maconha, 26 quilos de cocaína e 2,5 quilos de crack.

A facção usa Sapiranga como depósito das drogas. Um dos locais das apreensões que levaram à ação desta quarta-feira é um sítio.

Boa localização

O motivo para Sapiranga ser escolhida pela facção para esconderijo dos entorpecentes, segundo Pires Branco, é a localização. "É geograficamente bem localizada para distribuir as drogas", cita o delegado, lembrando que a cidade fica próxima da capital, serra e litoral.

Operação Avalanche

As equipes se reuniram no começo da manhã de hoje na Universidade Feevale, de onde partiram em comboio pela RS-239 até Sapiranga.

A presença de 120 viaturas pela rodovia chamaram a atenção, assim como a presença do helicóptero da corporação, que sobrevoou a região.

Ao todo, foram cumpridos 60 mandados de busca e apreensão, um deles em Igrejinha. Das 44 ordens judiciais de prisão, 34 foram cumpridas - os demais suspeitos não foram localizados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.