Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ECONOMIA

Sapiranga empossa conselho focado em diversificar economia do município

Integrantes do Inova Sapiranga tomaram posse nesta sexta-feira (22)

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 22.10.2021 às 15:53 Última atualização: 22.10.2021 às 17:17

Os integrantes do Conselho Municipal de Inovação de Sapiranga, batizado de Inova Sapiranga, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (22), no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. 

O grupo - que conta com doze integrantes e mais doze suplentes, representando a prefeitura, empresas, sociedade civil e as instituições de ensino Escola Duque e IFSul Campus Sapiranga -, faz parte do desenvolvimento de um dos principais objetivos da prefeita Carina Nath: consolidar o município de Sapiranga como uma cidade de inovação e tecnologia.

Posse do Conselho Municipal de Inovação de Sapiranga
Posse do Conselho Municipal de Inovação de Sapiranga Foto: Matheus Chaparini - GES/Especial

Cabe ao conselho desenvolver um ecossistema de inovação, propor e avaliar projetos de inovação, bem como ser o indutor da aplicação destes projetos no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

O Inova será responsável por gerir um fundo, criado para fomentar iniciativas inovadoras. Além de recursos destinados pelo orçamento do município, o fundo poderá disputar verbas estaduais, federais, da iniciativa privada e de parcerias público-privadas.

Diversificar a economia

A prefeita afirma que inovação e tecnologia são prioridades de sua gestão e que a posse de conselho é a consolidação de uma etapa deste projeto. “Esse conselho é para realmente legitimar o fundo, que vai poder buscar recursos, investir e fiscalizar recursos dentro do nosso município”, afirma.

Carina destaca o objetivo de diversificar a economia local e tornar Sapiranga uma cidade inteligente, integrada e com melhor qualidade de vida utilizando conhecimento de base científica e tecnológica. “Hoje somos referência na área do calçado, mas queremos mais que isso. Nosso mundo, hoje, é só tecnologia. Nós queremos essa tecnologia em Sapiranga.”

Prêmio de inovação

O conselho ainda não tem presidente e deverá se reunir nas próximas semanas para criar um regimento interno e definir cargos. Gerente de inovação do Departamento de Tecnologia da prefeitura, Paulo Kayser Junior assume a secretaria executiva do conselho, com a tarefa de fazer as conexões entre as partes envolvidas.

Kayser destaca outro projeto do conselho, que é a criação de um “grand prix” de inovação.
“A gente pretende ter anualmente uma premiação para os melhores projetos de inovação do município, estado eles na indústria, comércio, serviços, universidades.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.