Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Consinos

Região já discute a Consulta Popular

Corede do Vale do Rio dos Sinos teve reunião ontem

Publicado em: 24.09.2021 às 03:00

Ontem começou na região o processo da Consulta Popular 2021, que trará contribuições da comunidade para o orçamento estadual de 2022. Nesta quinta-feira, no Câmpus II da Feevale, aconteceu a Assembleia Pública Regional do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos - Consinos.

Encontro de forma híbrida no Câmpus II da Feevale aconteceu nesta quinta-feira e definiu início do processo
Encontro de forma híbrida no Câmpus II da Feevale aconteceu nesta quinta-feira e definiu início do processo Foto: Caroline Souza/Universidade Feevale

A etapa contou com a participação de Bruna Hepp, diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Governo do Estado do RS; da presidente do Consinos, Tânia Terezinha da Silva; e da diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Feevale, Paula Cundari.

Para a Consulta Popular deste ano, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul destinou R$ 30 milhões no total. O Consinos terá o valor de R$ 1.114.286,00 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade em votação 100% digital.

Bruna Hepp apresentou o passo a passo da Consulta Popular 2021/2022 e forneceu informações sobre o aplicativo Colab, ferramenta por meio da qual a comunidade pode submeter ideias de projetos e por onde será realizada a votação da Consulta Popular. Foi anteriormente estabelecido o número de três projetos para constarem na cédula de votação, um dos quais será o que tiver mais curtidas no aplicativo Colab; os outros dois serão discutidos nas próximas assembleias.

Áreas

Na Assembleia desta quinta-feira, ficou definido que os municípios escolherão duas áreas temáticas entre as onze constantes do regimento da Consulta Popular (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Turismo; Assistência Social; Meio Ambiente e Infraestrutura; Cultura; Obras e Habitação; Transporte; Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Direitos Humanos).

Estas discussões serão foco das Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais, terceira etapa do processo da Consulta Popular, que ocorre entre 18 de outubro e 8 de novembro. Após, serão definidos os projetos regionais que constarão na cédula de votação da Consulta Popular. Até o dia 15 de outubro, ocorrerá a análise dos interlocutores das secretarias sobre as áreas temáticas. O cronograma de todas as assembleias será divulgado em breve.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.