Durante a manhã desta quarta-feira (22), motoristas que transitavam pela RS-239, no Vale do Sinos, perceberam homens sem a farda com um equipamento apontado para os carros em direção ao tráfego. A situação chamou atenção de algumas pessoas que suspeitaram se tratar de uma fiscalização irregular.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) confirmou que policiais militares estavam em trechos da rodovia. No entanto, o que parecia ser uma fiscalização na verdade era um trabalho de análise do trânsito para um estudo técnico de instalação de lombadas eletrônicas. Ou seja, o equipamento que mede a velocidade estava em uso, mas com o propósito de elaborar um método de redução de acidentes nas estradas.
"Achei estranho eles não estarem fardados e, também, achei que estavam multando as pessoas. Mas, eu passei na rua lateral, e, de qualquer forma estava dentro da velocidade", brinca o microempreendedor Jerri Guedes, que viu a situação, em Novo Hamburgo.
Agentes não utilizavam farda para não interferir no trânsito. Além disso, o CRBM explica que o grupamento de Sapiranga, responsável pelo trecho, não recebeu cronograma desse trabalho, por isso, não é possível detalhar quais os pontos de análise e quanto tempo de duração.