Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região MAIS VACINAS

Doses de AstraZeneca começam a chegar aos municípios nesta sexta

FioCruz, produtora do imunizante, ficou duas semanas sem reabastecer o Ministério da Saúde. RS irá receber 121.250 doses

Por João Linden
Publicado em: 16.09.2021 às 21:55 Última atualização: 16.09.2021 às 22:30

O Rio Grande do Sul voltou a receber doses da vacina conta Covid AstraZeneca, produzidas pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), após um hiato de aproximadamente 15 dias sem reabastecimento do Ministério Federal. Os 121.250 imunizantes começam a ser distribuídos para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) nesta sexta-feira (17). Eles serão direcionados exclusivamente para aplicação de segunda dose.

FioCruz, produtora do imunizante, ficou duas semanas sem reabastecer o Ministério da Saúde
FioCruz, produtora do imunizante, ficou duas semanas sem reabastecer o Ministério da Saúde Foto: Dado Ruvic/Reuters
Por meio de nota, a Fiocruz afirmou que ficou duas semanas sem realizar entregas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O problema foi ocasionado em função da entrega mensal de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), necessária para produção das vacinas, ter ocorrido somente nos últimos dias de agosto. Apesar do atraso, a Fundação ressaltou que não ficou sem produzir vacinas no período, pois esse processo, desde a chegada do insumo até a entrega das doses, leva cerca de três semanas.

O desabastecimento momentâneo causou falta de vacinas em alguns postos de saúde de Novo Hamburgo, como o do bairro Primavera. O problema, porém, não afetou esquema vacinal de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta ainda reforçou que os moradores que estão com a segunda dose da AstraZeneca programada para os próximos dias devem seguir com os agendamentos nas unidades de saúde.

Em Campo Bom, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que não faltaram doses na cidade. Situação totalmente oposta a Lindolfo Collor, que chegou a suspender a aplicação da segunda dose do imunizante ainda na quarta-feira. A ausência, contudo, deve ser sanada nos próximos dias com a chegada de 70 doses reservadas pelo Governo do Estado para o município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.