Publicidade
Notícias | Região OPINIÃO

É responsabilidade de todos impedir a extinção e os maus-tratos aos animais

A coluna especial sobre meio ambiente deste final de semana traz como dicas uma exposição de fotos de aves e um serviço para adoção de animais

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 10.09.2021 às 00:00 Última atualização: 11.09.2021 às 12:32

Pássaros do Rio Grande do Sul são destaques em exposição aberta durante toda a semana Foto: Francis Limberger/PMNP
No Festival da Primavera de Nova Petrópolis, que ocorre até 20 de setembro na Rua Coberta, moradores e turistas podem acompanhar algumas ações relacionadas à conscientização ambiental e à sustentabilidade. Uma delas é a 1ª Exposição Novaves, organizada pelo Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha que expõe imagens de pássaros do Rio Grande do Sul. Outra atividade é a oficina de produção de adubo orgânico, prevista para acontecer às 10 horas da manhã de domingo. O adubo a ser produzido é próprio para ser utilizado em canteiros de flores e plantas. A programação do Festival está em turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Aves ameaçadas
Atualmente, 14% das espécies de aves classificadas no mundo estão ameaçadas de extinção. A informação é da União Internacional para a Conservação da Natureza. Segundo o estudo divulgado na última semana pela instituição, aproximadamente 30% de todos os animais reconhecidos no planeta estão na lista vermelha.

Voluntários no Jardim Botânico
Termina neste domingo o prazo de inscrição on-line para participar do programa de voluntariado, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, para atuar no Jardim Botânico de Porto Alegre. São cinco vagas e o voluntário terá como funções a aplicação de questionário aos visitantes e a produção de relatório fotográfico das atividades. A função não é recomendada para pessoas com dificuldades cardiorrespiratórias ou problemas musculares. Inscrições no site sema.rs.gov.br.

Adoção de animais em Sapucaia

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo telefone (51) 3542-6610 Foto: Divulgação
O programa Bem-Estar Animal, de Sapucaia do Sul, conta com 20 animais disponíveis para adoção. São bichinhos que estavam em situação de maus-tratos e abandono. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 99271-3104, com Vilma Souza.


Conteúdo com apoio institucional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.