Publicidade
Notícias | Região Tempo

Semana será marcada por chuva e onda de frio na região

MetSul prevê frente fria e sistema de baixa pressão. Nesta terça-feira (24), ventos favorecerão a formação de nuvens carregadas, podendo ocorrer temporais em todo o Estado

Por Joceline Silveira
Publicado em: 24.08.2021 às 05:00 Última atualização: 24.08.2021 às 11:33

As altas temperaturas dos últimos dias deram um ar de verão ao inverno do Rio Grande do Sul. Mas a semana já começou diferente, com temperaturas amenas e tempo seco e a tendência é de mudança ao longo dos próximos dias. Uma nova frente fria, combinada com um sistema de baixa pressão atmosférica, começa a influenciar no tempo, trazendo nuvens carregadas para a região.

Há risco de chuva forte, raios e granizo em pontos do Estado. Ainda no domingo (22) Joceli Silveira, a MetSul Meteorologia emitiu um alerta para "o maior episódio de chuva em meses no Sul do Brasil", com elevados volumes de precipitação até o próximo sábado em diversas regiões da parte meridional do País.

Semana será marcada por chuva e frio, diz Metsul Foto: Inezio Machado/GES
"Vai chover nesta semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, colocando fim à sequência de dias muito quentes para o inverno no Noroeste e no Norte gaúcho e nos Estados catarinense e paranaense", adiantou a meteorologista da MetSul Estael Sias.

Os volumes de chuva podem superar a marca dos 100 milímetros em pontos principalmente do Rio Grande do Sul e do Paraná.

No RS, os maiores registros de precipitação nesta semana devem ocorrer no Sul e no Leste, entretanto haverá municípios da Metade Norte gaúcha que podem ter acumulados de precipitação próximos ou acima de 100 milímetros nesta semana. "Considerando a abrangência e os volumes previstos, e levando em conta que está sendo um inverno predominantemente seco na maior parte do Sul do Brasil, a tendência é que este venha a ser o episódio de chuva mais significativo em meses aqui na Região Sul", pontua.

Nesta terça-feira (24), ventos favorecerão a formação de nuvens carregadas, podendo ocorrer temporais em todo o Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.