Publicidade
Notícias | Região DELÍCIAS

Veja a programação da Feira do Mel, Rosca e Nata que começa nesta sexta-feira em Ivoti

Tradicional feira volta a partir de hoje com série de protocolos sanitários; evento acontece neste e no próximo final de semana

Por Débora Ertel*
Publicado em: 20.08.2021 às 07:00 Última atualização: 20.08.2021 às 10:07

Com um olho no forno e outro no visitante, Ivoti dá início nesta sexta-feira (20) à 14ª Feira do Mel, Rosca e Nata. A festa, que tradicionalmente ocorria em maio, precisou ser adiada para agosto em razão da pandemia, depois de ter a realização cancelada no ano passado. Durante os seis dias de evento no Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova, o público poderá conferir as delícias típicas da Cidade das Flores. Entre elas, roscas, pães e cucas fresquinhos, assados durante a festa. Serão 72 expositores, entre apicultores, floristas, panificadores e bancas com bebidas e produtos coloniais. Além disso, há programação cultural.

A diferença para as outras edições é que a entrada será controlada, com no máximo 2,5 mil pessoas ao mesmo tempo, e o consumo de bebidas e alimentos não pode ser realizado em movimento. Ou seja, não pode caminhar e beber ao mesmo tempo. Além disso, é obrigatório o uso da máscara. Sendo assim, a organização triplicou o número de mesas e cadeiras disponíveis no núcleo. A área de brinquedos também estará liberada, mas com entrada controlada. Para ajudar os visitantes a lembrarem das regras, a prefeitura disponibilizou orientadores, que farão abordagens quando for necessário.

Evento será entre sexta e domingo e no próximo fim de semana no Núcleo de Casas Enxaimel Foto: Diego da Rosa/GES

Na avaliação da diretora de Turismo de Ivoti, Raiama Trenckel, a feira será um pontapé para permitir que outros eventos possam ser realizados na região. "Vai fortalecer a retomada do turismo como um todo", aposta.

De acordo com ela, a Feira das Flores, realizada em novembro de 2020, foi uma experiência importante para o município, onde a organização testou na prática os protocolos sanitários. "Tanto que isso teve um grande peso na hora de Ivoti conquistar autorização do Gabinete de Crise", conta Raiama, fazendo referência à autorização que foi expedida pela Secretaria Estadual da Saúde.

Conforme a diretora, a orientação é que quem possa visitar a feira na sexta ou no sábado aproveite esses dias, pois a expectativa é de grande movimento aos domingos, o que pode provocar filas de espera. Não é cobrada entrada e o estacionamento também é gratuito, com exceção do espaço que fica junto à entrada do evento.

Programação do primeiro final de semana

Sexta-feira

10 horas: Abertura Oficial da 14ª Feira do Mel, Rosca e Nata
Das 14 às 16 horas: Herta na Feira

Sábado

Das 10 horas às 11h30: Apresentação de Johnny e Zé do Banjo
Das 13 às 17 horas: Bandinha Brehmen
Das 13h30 às 15 horas: Show de Corujazz
Das 14 às 16 horas: Herta na Feira
Das 15h30 às 17 horas: Apresentação de Augusto e Rafael

Domingo

Das 10 horas às 11h30: Cristian Lauxen
Das 13 às 17 horas: Bandinha típica
Das 13h30 às 15 horas: Rogério Ribeiro
Das 14 às 16 horas: Herta na Feira
Das 15h30 às 17 horas: Apresentação de Charles Dill

O que você precisa saber para acessar o evento

O número de visitantes é limitado a 2,5 mil - prefeitura desenvolveu sistema de contagem.

É obrigatório o uso de máscara.

Haverá marcação na frente dos espaços de vendas, nas áreas de lazer e alimentação.

Disposição de totens de álcool gel em diversos pontos.

Haverá espaço para crianças brincarem, mas a entrada é controlada.

Não é permitido consumir bebidas e alimentos em movimento.

A entrada e o estacionamento são gratuitos.

As atividades começam às 10 horas e o evento ocorre dias 20, 21 e 22, 27, 28 e 29 de agosto.

Expectativa pela retomada

Rosca, mel e nata não vão faltar neste e no próximo final de semana Foto: Diego da Rosa/GES

Entre os expositores está a Padaria Doce Sabor. Proprietária da empresa, Salete Baratto conta que o clima dos preparativos é de ansiedade, mas também de cautela. "Estamos até mesmo emocionados, porque já se passaram dois anos desde a última edição. Agora, também nos sentimos mais preparados", frisa, em relação aos protocolos sanitários.

"Esperamos que seja uma boa retomada, mas sempre tomando os cuidados necessários. Pedimos que todos estejam conscientes, usem máscara e evitem aglomerações, porque nos sentimos responsáveis pela segurança dos visitantes", acrescenta. A padaria participa do evento há mais de dez edições, com produtos como rosca, cucas e pães.

*Colaborou: Bianca Dilly

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.