Publicidade
Notícias | Região Avanço da vacinação

Nova Santa Rita tem redução de 50% dos casos de Covid-19

Mais de 3 mil casos foram registrados desde o início da pandemia

Por Daniele Farias
Publicado em: 21.07.2021 às 03:00 Última atualização: 21.07.2021 às 07:51

Nas últimas três semanas o município de Nova Santa Rita conseguiu reduzir o número de casos de Covid-19 pela metade. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a média dos casos registrados no período foi de 11 por dia. Anteriormente a este período estavam sendo registrados 20 casos por dia. Em março passado, chegaram a ser notificados cerca de 50 casos diários na cidade.

Redução de casos da doença é reflexo da vacinação Foto: Alisson Moura/PMC
Desde o início da pandemia, informa o secretário municipal da Saúde, Cassiano Nunes, foram registrados 3.300 casos da doença, quase 10% da população da cidade.

Nunes destaca que a redução só está sendo possível devido ao avanço da vacinação na cidade. Além disso, ele ressalta que a parceria com os órgãos de fiscalização da Prefeitura e a conscientização da comunidade contribuem para a diminuição da transmissão do vírus.

No total, até o momento, já foram vacinadas 21 mil pessoas maiores de 18 anos. "Estamos agora iniciando o levantamento de quantos adolescentes entre 12 e 18 anos, com comorbidades, entram no grupo de vacinados, após toda a população adulta estar imunizada", explica. A previsão do secretário é de que até o final de agosto toda a população maior de 18 anos seja totalmente imunizada.

Antecipação em etapas

Quanto a reduzir o intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas, Nunes esclarece que o Município havia optado por não antecipar a segunda dose ao perceber que não teria imunizantes disponíveis para suprir a demanda.

"Como surgiram alguns questionamentos, optamos inicialmente por seguir com o fluxo de doses normal, por não saber se teríamos como garantir a aplicação para todo o público que deveria receber a segunda dose da AstraZeneca", ressalta.

Ele informa que agora o Município já está com uma programação para tentar adiantar as próximas aplicações conforme a capacidade de atendimento e disponibilidade de doses repassadas pelo Estado.

Números

Até a tarde de ontem (20), 13.216 pessoas já haviam sido imunizadas com a primeira dose de uma das vacinas. Mais de 4.500 adultos receberam a segunda dose e 738 receberam imunizantes de dose única. No total, 50% da população de Nova Santa Rita já está parcialmente imunizada com pelo menos uma dose contra a Covid-19.

Segunda dose antecipada

O secretário da Saúde Cassiano Nunes informa ainda que a partir de hoje, até o sábado (24), o Município antecipará a aplicação da segunda dose da vacina para quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca.

Segundo Nunes, deverão ser imunizadas hoje as pessoas que seriam vacinadas nos dias 21, 21 e 23 deste mês. Na quinta-feira, 22, deve comparecer quem tem marcado para receber a segunda dose nos dias 27, 28 e 29. "É importante que a população fique atenta às datas registradas na carteira de vacinação", ressalta o secretário. Quem receberia a segunda dose da AstraZeneca no dia 30 de julho, poderá ser imunizado nesta sexta-feira (23).

Já os que estavam com a segunda dose marcada para o dia 31 devem ser vacinados neste sábado (24), em sistema drive-thru no Parque Olmiro Brandão, das 9h às 12h.

Nunes destaca que para receber a segunda dose não é necessário agendamento e devem ser procuradas as Unidades Básicas de Saúde à tarde.

A campanha de vacinação segue também para quem ainda deverá receber a primeira dose do imunizante, nesse caso pela manhã, das 9h às 12h, nos postos de saúde da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.