Publicidade
Notícias | Região Sapiranga

Centro de Estudos Ambientais leva prática para dentro da sala de aula

O Cemeam desenvolve dois projetos voltados para toda a comunidade

Publicado em: 08.07.2021 às 06:00 Última atualização: 08.07.2021 às 08:02

Desde 2004 Sapiranga conta com o Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), local mantido pelo município, para enriquecer o aprendizado dos alunos das três redes de ensino sobre educação ambiental. Assim como todos os setores, durante a pandemia, a forma de trabalho teve que ser reinventada.

No Cemeam, há espaços de aprendizagem vão desde canteiros de plantas medicinais a açudes com peixes Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação
"O espaço realmente existe para receber os alunos. Para nós, está sendo uma tristeza muito grande não tê-los aqui", explica a diretora do Centro, Fabiana Haubert, também bióloga e professora.

Neste período em que as turmas estão sem frequentar o Centro, a equipe buscou alternativas. "Começamos a ir em busca das escolas. Começamos a ajudar no planejamento das atividades e passamos a ir até as escolas. Já fomos, por exemplo, até uma escola falar sobre a separação do lixo. Levamos um miniminhocário. Levamos o que é possível levar. Estamos nos reinventando dessa forma" salienta a diretora.

Semanalmente algum tipo de material é disponibilizado aos coordenadores de escola. Durante o mês de junho, mês do meio ambiente, foram enviados vídeos reiterando a importância da separação do lixo e dos recursos hídricos. Agora, em julho, o assunto está sendo as frutas e hortaliças da estação. O trabalho é extremamente dedicado e competente, tanto que chamou a atenção dos alunos de enfermagem da Universidade Feevale, que estão no município, atuando na Saúde, graças a uma parceria firmada entre administração e instituição. "Nosso foco é sempre os alunos da rede, mas atendemos todas as faixas etárias. Até mesmo as alunas de enfermagem da Feevale vieram para uma capacitação em plantas medicinais", comemora Fabiana.

O Cemeam possui espaços voltados à aprendizagem, desde viveiros de mudas até locais com painéis de energia fotovoltaica, que futuramente irá se transformar em uma sala de aula para apresentar, na prática, o funcionamento da captação da energia solar.

Preservação do Ferrabraz

Alunos das EMEFs 25 de Julho e Balduíno Wasem realizam ação de conscientização sobre a preservação do Ferrabraz Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação
Nesta segunda-feira, 5 de julho, os alunos do 3.º ao 5.º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) 25 de julho e Balduíno Wasem realizaram uma caminhada pelas localidades do Morro Ferrabraz. A atividade teve como intuito promover a preservação da natureza e a conscientização ambiental. O percurso, que teve 2,5 km e seguiu até a descida da Estrada São Jacó, foi acompanhado pelas professoras Ana Cristina Winter e Maricela Schuk e por agentes da Guarda de Trânsito. Além da caminhada, os alunos coletaram lixo no trajeto.

Novo Portal da Transparência

O novo Portal da Transparência da Prefeitura de Sapiranga já está em funcionamento. Além de dispor de informações relativas a execução orçamentária com alto nível de transparência e confiabilidade, que proporcionou a distinção "Portal nota 10" pelo Ministério Público Federal em 2016, dá mais agilidade e praticidade à consulta dos dados pelo cidadão.

A prefeita Carina Nath realizou o lançamento do novo Portal em 5 de julho. "Nosso Portal da Transparência foi remodelado tornando-se mais objetivo e claro nas informações, além de moderno, funcional e intuitivo. Também é possível acessá-lo com facilidade e em todos os dispositivos." Além das consultas já disponíveis na versão anterior a atual ferramenta tem nova área Covid-19, possibilitando, de uma maneira mais dinâmica, a consulta de arrecadação e execução dos investimentos e despesas em ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município. Dessa forma, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com a ética, o respeito e a transparência na condução dos recursos públicos.

Secretaria chama atenção para os cuidados com a saúde da mulher

Um importante aviso da Secretaria de Saúde de Sapiranga para todas as gestantes: a avaliação odontológica durante a realização do pré-natal é fundamental. Isso porque durante a gestação ocorrem diversas alterações hormonais no corpo da mulher, deixando a boca mais suscetível ao surgimento de cáries, infecções dentárias e periodontite, condição muito perigosa à gestação, pois pode causar parto prematuro. A realização dos procedimentos odontológicos corretos durante a gestação, incluindo avaliação com profissional, é uma forma de cuidar e proteger o bebê, já que a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer. Procure a enfermeira da unidade de saúde do seu bairro para agendar avaliação com o profissional.

É fundamental que, mesmo neste cenário de pandemia, as mulheres mantenham as rotinas de cuidados com a saúde, como a realização anual do exame pré-câncer. É através deste exame que é possível detectar alterações no colo do útero, como lesões e verrugas pré-cancerígenas.

Conforme salienta a Secretaria de Saúde de Sapiranga, quando essas alterações são identificadas precocemente, é possível realizar a remoção, evitando que o câncer se desenvolva. O exame de pré-câncer é realizado por meio de agendamento, com uma enfermeira, nas Unidades de Saúde dos bairros.

Para agendamento e mais informações sobre o pré-câncer a mulher pode conversar com a enfermeira da unidade de saúde do seu bairro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.