Publicidade
Notícias | Região Evento

Em Rolante, Festivale exibe produções criadas na pandemia

O Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale), realizado em Rolante, completou 28 edições

Publicado em: 07.07.2021 às 03:00 Última atualização: 07.07.2021 às 17:38

O Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale), realizado em Rolante, completou 28 edições. Em 2020, o Festival inovou e realizou uma edição em formato virtual e, neste ano, exibiu as produções pandêmicas - audiovisuais produzidos pelos grupos teatrais durante o período da pandemia de Covid-19.

Festival de Teatro do Paranhana completou 28 edições Foto: Arquivo do Grupo Cia Arte-Móvel
O evento recebeu as inscrições de 101 trabalhos, do Distrito Federal e de dez Estados brasileiros, que passaram por uma curadoria, sendo escolhidas 12 produções que foram exibidas no período de 29 de junho a 3 de julho no YouTube e nas páginas de Facebook do Espaço Cultural de Rolante e da prefeitura.

Com o objetivo de atender a comunidade, que todos os anos prestigia os espetáculos teatrais, a coordenação do 28º Festivale optou por manter a edição on-line do evento. "Sabemos que nada substitui o teatro na sua essência, a arte ali no palco pulsando, a interação com a plateia, mas ao mesmo tempo os grupos de teatro produziram muito material neste último ano, apresentando uma riqueza de conteúdo e uma diversidade de propostas, que valem à pena serem assistidas", comenta a diretora do Departamento de Cultura, Joyce Reis.

Realizar um festival de teatro on-line é um desafio e uma grande oportunidade, pois possibilita a participação de grupos de diferentes regiões do Brasil. Também tem a questão da visibilidade. Em um evento presencial atingimos o público da nossa cidade e região, mas através das redes sociais qualquer pessoa pode assistir as produções, no conforto da sua casa, de forma segura. Resultado disso são os números que o evento atingiu, chegando a um público de mais de 10 mil pessoas.

No sábado, encerrando a programação, o Coro Municipal de Rolante, regido pelo maestro Giovani Costa, apresentou-se exibindo cenas da cidade e o Grupo Teatral Tá Rolando Arte apresentou "O Sonho detrás das nuvens", possibilitando aos grupos conhecerem um pouco do que é produzido em Rolante.

Enquete virtual

O Festivale também realizou uma enquete virtual, uma espécie de júri popular, onde a comunidade escolheu a produção Trovoa, da Cia Arte-Móvel, com direção de Otávio Delaneza, da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, como vencedora do evento, que recebeu o troféu e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil.

O evento foi promovido pela prefeitura de Rolante, através do Departamento de Cultura, e contou com o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas e do coletivo Interior em Cena (Ieacen).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.