Publicidade
Notícias | Região Cometa Halley

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu durante a madrugada

Rastros do cometa Halley, que deixará o céu brilhante, serão visíveis a olho nu entre o dia 5 e 6 de maio

Publicado em: 04.05.2021 às 20:14 Última atualização: 04.05.2021 às 20:42

Entre a noite de quarta-feira (5) e a madrugada de quinta (6) poderá ser vista no céu uma chuva de meteoros Foto: Heller &Jung Observatório Espacial/Divulgação
Entre a noite de quarta-feira (5) e a madrugada de quinta (6) poderá ser vista no céu uma chuva de meteoros. Essa chuva está associada aos detritos do cometa Halley e é conhecida pela alta velocidade de seus meteoros, chegando a 66 Km/s. As informações são do Heller & Jung Observatório Espacial.

“Aqui no hemisfério Sul, a taxa de meteoros visíveis é maior que no hemisfério Norte, com previsão para até 50 por hora”, salienta o professor doutor Carlos Fernando Jung. Estes meteoros normalmente deixam um rastro brilhante no céu por vários segundos.

Para melhor observar: olhe na direção leste após as 2 horas. Jung comenta que os meteoros podem ser vistos durante a noite antes das 2 horas. “A quantidade que pode ser vista é grande”, ressalta.

Saiba Mais

Em 1983 descobriu-se que a chuva estava associada aos detritos deixados pelo Cometa Halley, que é um cometa periódico, visível na Terra a cada 75 anos. É o único cometa que é regularmente visível a olho nu. A última aparição dele foi em 1986, e seu retorno está marcado para 2061. O cometa foi descoberto por Edmond Halley em 1696.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.