Publicidade
Notícias | Região Mirando a reabertura

Clube Tradição servirá de palco para evento-teste na retomada das casas noturnas no Estado

Integrantes do Grupo Unidos Pela Volta do Entretenimento no Rio Grande do Sul se reúnem nesta semana com representantes da Secretaria Estadual de Saúde para ajustar detalhes e definir uma data para o primeiro espetáculo com música ao vivo no RS

Publicado em: 28.09.2020 às 16:42 Última atualização: 29.09.2020 às 08:24

A segunda-feira foi de muito trabalho dentro da popular casa noturna. Clube Tradição se prepara para ser palco da retomada dos bailes festivos no Rio Grande do Sul Foto: PAULO PIRES/GES
"Chegamos a um ponto no qual quem tinha alguma reserva de dinheiro, já esgotou. A gente precisa voltar a trabalhar", afirma o empresário Laércio Jacoby, um dos sócios e proprietários do Clube Tradição, popular casa de espetáculo que todo canoense conhece. Jacoby é um dos nomes à frente do batizado Grupo Unidos Pela Volta do Entretenimento no Rio Grande do Sul, movimento que reuniu vários segmentos envolvidos com cultura e entretenimento. Com o objetivo de sensibilizar o Estado sobre as dificuldades vividas por quem precisa de público para sobreviver, eles organizaram uma manifestação, para o último final de semana, em Porto Alegre, mas ela acabou sendo cancelada. Isso porque os representantes acabaram sendo convidados para uma reunião com o próprio governador Eduardo Leite, onde ficou decidido que seriam dado início a tratativas para a reabertura de casas noturnas no RS. "Nosso objetivo com a manifestação era chamar a atenção do poder público", frisa. "Cancelamos porque conseguimos esta atenção antes mesmo de se manifestar."

O encontro serviu para que ficasse decidido que seria feito um evento-piloto, onde seriam aplicados os protocolos de segurança e higienização que já vem sendo usados no Brasil e no mundo. "Estamos parados a seis meses e meio", aponta o empresário. "Lembramos o governador que o prazo para que casas noturnas se adequassem aos novos parâmetros do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) terminou no final do ano passado. Muita gente pediu empréstimo para se adequar, porém não tiveram retorno por causa da pandemia." Com o aval de Leite, o Clube Tradição já está sendo preparado para a uma reabertura-teste. A ideia é de um show com baile dançante, talvez com banda ao fundo. O público, é claro, será reduzido. "Deve acontecer até o final da semana uma reunião no qual serão acertados os detalhes e a data para o evento junto a representantes da Secretaria Estadual de Saúde", confirma Jacoby. "Está tudo se encaminhando para que possamos voltar a receber público."

Em meio a pandemia, em maio, o cantor americano Travis McCready foi o primeiro a organizar um espetáculo. Na época, ele justificou que sua ideia era mostrar ser possível uma apresentação cultural sem contágio por Covid-19. Desde então, o modelo de distanciamento usado no show americano tem sido usado mundo afora. A ideia é que, caso seja aprovado o evento-teste em Canoas, casas de espetáculos de todo o Rio Grande do Sul passem adotar as medidas e a reabrir as portas. "É o primeiro passo da retomada", conclui Jacoby.

Só aguardando a formalização

A Prefeitura de Canoas aguarda a formalização dos protocolos e da autorização do Estado para se organizar para o evento-teste. "Até agora não temos nada de concreto sobre como vai ser o evento", avisou o secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Canoas, Rodrigo Martins. O secretário de Segurança, Alberto Rocha, disse também estar somente à espera da autorização para trabalhar em cima do evento. "Somos parceiros da iniciativa, mas temos que ver a questão dos protocolos de saúde e segurança."

Araújo Viana teve apresentação

O movimento forte do Grupo Unidos Pela Volta do Entretenimento no RS é seguido por outros segmentos culturais. No dia 11 de setembro, um outro evento-teste aconteceu, porém o espetáculo no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, mirava um outro público, que assiste a espetáculos sentado e com o distanciamento calculado entre cadeiras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.