Publicidade
Notícias | Região Inspirados no 20 de Setembro

Viva promove segunda contação virtual de histórias neste domingo

Oito contadores vão dar vida a histórias e lendas baseadas nos costumes gaúchos

Por Bruna Aquino
Publicado em: 18.09.2020 às 07:49

Christian é um dos voluntários desta edição "domingueira" e contará a lenda da erva-mate Foto: PAULO PIRES/GES
A ONG Viva e Deixe Viver, que reúne contadores de histórias no Rio Grande do Sul e outros estados, realiza neste domingo a segunda edição da domingueira virtual, projeto de âmbito nacional que leva para a internet o mundo de histórias que tanto encantam crianças e jovens (e, muitas vezes, adultos também). Inspirados pela data do evento – 20 de Setembro, oito voluntários da Viva contarão narrativas e lendas adaptadas às tradições do RS e que, com certeza, vão divertir muito a gurizada.

“Vamos contar histórias de autores gaúchos. Em vez de contar a Branca de Neve, vamos contar a Prenda de Neve (R. S. Keller e Pauline Pereira). Em vez de comer maçã, ela come bergamota. Estamos fazendo por temas, acho que vai ser bem bacana”, comenta a coordenadora administrativa da ONG Vem Porto Alegre. “Na região serrana do Reino Grande do Sul, nasceu nossa bela Prenda de Neve. Com a pele branca como a geada e os lábios vermelhos como o vinho tinto”, cita trecho da Prenda de Neve. "Como é 20 de Setembro, vai ter música, dança, lenda, poesia, tudo daqui. Vai estar muito lindo", acrescenta Idi. 

Erva-mate e muito mais

O confeiteiro Christian Bellaver é um dos contadores que vai participar do evento deste domingo. “Vou contar a lenda da erva-mate. Vai ser bem legal”, conta. Além de integrar os voluntários da domingueira, ele encontrou uma saída para seguir com a contação durante o isolamento: “Eu coloco nas minhas redes toda segunda-feira uma história nova e nas quintas coloco TBT. É um jeito novo que achei para driblar a pandemia e seguir levando histórias e fazendo o bem”.

O evento contará com a participação do CTG Seiva Nativa (apresentação da invernada adulta) e da prenda e declamadora mirim Valentina Esposito. Vale muito conferir a programação: a turma da Viva organizou até um glossário com gírias gaúchas. A domingueira virtual estará disponível a partir das 16h no canal da Viva no YouTube: youtube.com/associacaoviva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.