Publicidade
Notícias | Região No mundo das letras

Camila Martins faz literatura que aquece o coração em tempos de coronavírus

Escritora já premiada por um livro pós-apocalíptico, vai ter sua obra mais conhecida republicada em breve

Última atualização: 23.05.2020 às 16:56

Camila Martins vive o sonho de ter se tornado escritora profissional Foto: KEITI SANTOS/DIVULGAÇÃO
Em tempos de coronavírus, estão na moda aquelas listas de filmes, séries e livros sobre fim do mundo e mundo apocalípticos. Pois se o assunto é letras, a escritora Camila Martins entende do assunto. Moradora de Canoas, ela recebeu o prêmio Eco de literatura na categoria Wattpad, justamente por uma obra de ficção que merece estar na estante de qualquer fã de distopias. "Além das Rosas" é o primeiro da trilogia "Rosas da Alma" criado pela escritora.

A obra trata de um mundo futurístico, pós-apocalíptico, onde os livros e a cultura estão entrando em extinção. Esta terra está separada entre camponeses, comerciantes e superiores. Os superiores têm o domínio de tudo, são ricos e poderosos; os comerciantes vivem do pouco que vendem; e os camponeses abastecem os comerciantes e os grandes polos da capital, onde vivem os superiores.

A personagem principal é uma camponesa, que ama ler e escrever, mesmo sendo proibida por sua mãe, já que elas precisam trabalhar duro para atingirem a cota mensal de produtos para os comerciantes. Eis que surge um reality show, que pretende reunir os poetas. Com que intenção? Ninguém sabe ao certo, mas a protagonista, a jovem Maria Rosa, decide que precisa descobrir e foge de casa com a intenção de participar da atração.

Casada há dez anos e com uma filha de 9, Camila Martins é natural de Sapucaia do Sul, mas hoje vive no bairro São José, em Canoas. É ali que imagina seu universo cheio de ação, suspense e aventura. "Comecei a criar histórias em quadrinhos aos 7 anos", conta. "Mas peguei gosto pela leitura mesmo aos 12, após meus pais me "castigarem" dando um livro bem grande para ler, por eu ter aprontado", brinca. "Consequentemente, comecei a escrever cada vez mais."

Tendo assinado com apenas 16 seu primeiro livro, Camila é hoje, aos 29 anos, autora de uma série de contos, crônicas, poesias e novelas. "Há três anos conheci o Wattpad e meu desejo por escrever voltou com tudo, compondo histórias para a plataforma." A primeira publicação foi "Pirados", que atingiu mais de 50 mil leituras em 4 meses, aponta. "Lancei esse livro em 2017 pela editora Chiado, de Portugal. Depois, vieram mais 10 livros, um atrás do outro, tirando contos para antologias.


Livro mais conhecido será republicado

O livro mais conhecido de Camila Martins é "Céu de Menta." O romance infanto-juvenil traz uma personagem autista chamada Ana, baseada na própria filha da escritora, a pequena Mariana que, segundo ela, é autista em "grau leve e moderado." O livro fala de autismo, depressão, amizade, amor, perdão e família. Só que tudo em tom leve. "É muito doce e tem faixa etária com mais de dez anos", esclarece.

Publicada originalmente pela Editora Hope, a obra teve esgotada cinco tiragens de venda esgotadas após ser lançada na bienal de São Paulo, em 2018. A boa notícia é que "Céu de Menta" será republicado pela Editora Bindi."Vai ter tudo novo! Capa, diagramação e quem sabe um capitulozinho extra para aquecer ainda mais os corações mentolados e ansiosos", se diverte.

Em isolamento

Nascida em julho de 1990, em Sapucaia do Sul, Camila Martins cresceu cercada por familiares que amavam livros e assim desenvolveu seu gosto pela leitura e escrita. Seu autor preferido e principal inspiração é Érico Veríssimo.

Camila se dedica em tempo integral à família e agora realiza seu grande sonho de ter seus livros publicados, tornando-se uma autora profissional. Atualmente, ela está em isolamento em casa por causa da pandemia.

"Está tudo sendo feito como mandam as autoridades", fala. "Estamos nos protegendo e protegendo os demais. O tempo em casa, com a família reunida, tem sido muito proveitoso", resume.

Saiba mais

O Wattpad é um aplicativo que permite compartilhar histórias com as de outras pessoas. Através do aplicativo a ser usado por meio do computador ou celular, os usuários podem publicar simples relatos, mas também artigos, poemas, contos e livros sobre o assunto que quiserem, o que tornou a plataforma ideial para quem quer se inserir no mundo das letras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.