Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Região

Passarelas erguidas, mas ainda não concluídas na BR-116, em São Leopoldo

Erguidas no final de 2019, duas passagens de São Leopoldo ainda aguardam conclusão. Dnit instalou cinco passarelas na cidade no ano passado e projeta mais

Por Juliane Kerschner
Última atualização: 02.03.2020 às 08:21

São Leopoldo conta com oito passarelas liberadas para uso. Em março, terá mais uma e estão previstas mais quatro. Ao final das obras do Lote 2, Esteio terá quatro e Sapucaia, cinco Foto: Diego da Rosa/GES
Muitas pessoas criaram o perigoso hábito de atravessar a BR-116 na pista em frente aos carros. Porém, em algumas localidades isso ocorria pela falta de passarelas. Tentando mudar isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu início, há algum tempo, a uma série de instalações de passarelas nas cidades da região.

E São Leopoldo, uma das mais beneficiadas, conta atualmente com oito passarelas liberadas para uso, sendo três passarelas novas e com suas obras concluídas e uma que pode ser utilizada, mas está em fase final das obras. Essa é a do km 248,8, no bairro Cristo Rei, em frente a Leroy Merlin. De acordo com o Dnit-RS, esta travessia está nos acabamentos finais, passando por pintura, instalação do corrimão das escadas e paisagismo. A previsão era concluir o trabalho no final de fevereiro, agora, ficou para este mês que se inicia. A passarela que já vem sendo usada desde o dia 20 de dezembro do ano passado, já conta com telhado e está iluminada. Além dessas, mais uma travessia já foi instalada no km 250,6, no bairro São João Batista. Porém, ela ainda está passando por obras e só deve ser liberada para uso no final de março. Entre outros pequenos serviços a serem finalizados, falta o guarda-corpo, o que impede a liberação, além de concluir o telhado e as rampas.

Conforme o Dnit, na BR em São Leopoldo, estão previstas mais quatro passarelas, cujas obras ainda estão por iniciar: no km 242,5 (com a Rua São Leopoldo); km 243 (Rua Dner/Dnit, na Scharlau); km 244,5 (Rua São Simão/Rua Maceió) e no km 245,1 (Rua Demétrio Ribeiro/Jacob Blauth Netto); além da reforma da travessia da Avenida Caxias do Sul, no Km 245,5.

Esteio e Sapucaia

Já Esteio recebeu uma nova passarela no km 256,7, em frente a Votorantim, que se soma a outras duas localizadas no município. A cidade deve receber mais uma no km 255,7 e a reforma da passarela do km 257, 3, na estação Esteio da Trensurb. Enquanto Sapucaia do Sul, que já tem quatro passarelas, terá uma nova instalada e será no km 252 em frente a Avenida Industrial e ao Atacadão.

Passarela no km 243 na Scharlau

Quando a primeira fase da obra for concluída, o Dnit pretende iniciar os trabalhos das travessias da Avenida Coronel Frederico Linck, em Novo Hamburgo, no km 238,9 e da Rua Daer/Dnit, em São Leopoldo, no bairro Scharlau, no km 243. Também já foram totalmente concluídas três passarelas em Novo Hamburgo e uma em Canoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.