Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Cultura

Confira: 22ª edição da Hamburgerberg Fest acontece neste fim de semana em Novo Hamburgo

Evento contará com música, artesanato, gastronomia, museus e exposições de arte no bairro Hamburgo Velho

Última atualização: 20.11.2019 às 14:58

Evento acontece neste fim de semana Foto: Nadine Funck

A 22ª Hamburgerberg Fest acontece no sábado (23) e domingo (24), reunindo história, arte e cultura em um grande festival de artes integradas ao ar livre. O mix cultural envolve, também, música, dança, gastronomia, exposições artísticas, artesanato, percurso das casas históricas, cinema de rua e muitas outras atrações. Entre os principais nomes que irão se apresentar no palco principal, bandas premiadas nacionalmente, como Cartolas, TEM, Cartas na Rua, Caxias Ensamble Orchestra, Império da Lã e Funkalister.

Os muitos estilos se mesclam ao som das tradicionais bandinhas alemãs e de grupos folclóricos que integram a programação, como o conjunto instrumental Blaska e o grupo de dança do Centro Cultural Eintracht. A gastronomia também tem atrativos especiais. Além de uma ampla área com os mais variados perfis de alimentação e cervejarias artesanais, a festa conta com o Biergarten, que neste ano estará no Jardim do Coreto (em frente à Fundação Scheffel), oferecendo um espaço agradável para quem deseja sentar com os amigos e degustar, entre outras delícias, o tradicional bolinho de batata. Quase em frente, no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, ficará o Frühstück, espaço com lanches cheios de sabor inspirados na gastronomia alemã.

Visitação

O Museu de Arte Scheffel e a Casa Schmitt-Presser estarão abertos para visitação (horários na lista abaixo), e diversas exposições de arte acontecerão durante o evento. A Hamburgerberg Fest oferece, ainda, uma grande área de exposição, com artesanato, brechós, briques, antiguidades, produtos naturais e veículos antigos.

A festa acontece no Centro Histórico de Hamburgo Velho, parte da história do Vale do Sinos que ficou guardada e preservada. Em 2015, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A festa e o bairro são celebradospor meio da arquitetura, da arte e da cultura. São elementos que geram uma inquietação criativa e nos motivam a preservar todo esse acervo material e imaterial para as futuras gerações”, destaca Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

Origem

As primeiras edições da Hamburgerberg Fest ocorreram na década 80, promovidas pelo artista Ernesto Frederico Scheffel e um pequeno grupo de moradores, com o objetivo de divulgar, valorizar e preservar o patrimônio histórico do bairro que deu origem a Novo Hamburgo. O festejo resgatava tradições dos imigrantes alemães - colonizadores do Hamburgerberg (atual Hamburgo Velho) – mas dialogava com a modernidade, dando lugar para manifestações culturais da cidade.

O espírito comunitário de promoção cultural, equilibrando passado e futuro no presente, segue na essência da Hamburgerberg Fest. A festa reúne bandinha típica e orquestras, sem deixar de lado o rock e o pop, o atual e o antigo, a comida de origem alemã e comidas de rua, as novas tendências em cervejarias artesanais e a arte contemporânea. “A Hamburgerberg Fest é um festival que reúne as pessoas numa grande celebração às artes e à cultura de nossa região”, ressalta Ângelo.

Confira a programação

Sábado

11h30min às 14h30min: Bandinha Quebra Galho (circulando pela festa)
14 horas: Palestra e Caminhada Fotográfica "Pelos Caminhos de Max Milan - Casas Históricas" - Início na Elementum Temple
14h30min: Grupo de Dança Oficial do Centro Cultural Eintracht - Palco Principal
15 horas: Percurso das Casas Históricas - Visitação guiada com saída da Casa Schmitt-Presser
15h30min: Blaska - Palco Principal
16h30min:  Saravah Duo (Fejones e Thiaguinho) - Coreto/Biergarten
17 horas: Cumbuca Jazz (fanfarra circulando pela festa)
18 horas: Cartolas - Palco Principal
19h30min: Naddo entre Gigantes - Palco Principal
21 horas: Tenente Cascavel - Palco Principal


Domingo:

10 horas às 13h: Bandinha Goela Seca (circulando pela festa)
11 horas: Camerata Hamburgo - Igreja do Relógio
13 horas: Grupo de Dança Oficial do Centro Cultural Eintracht - Palco Principal
14 horas: Palestra e Caminhada Fotográfica "Pelos Caminhos de Max Milan - Casas Históricas" - Início na Elementum Temple
14 horas: Caxias Ensemble Orchestra - Palco Principal
15 horas: Percurso das Casas Históricas - Visitação guiada com saída da Casa Schmitt-Presser
15 horas: Rodrigo Duarte - Coreto/Biergarten
15h30min: Cartas na Rua - Palco Principal
17 horas: Império da Lã - Palco Principal
18 horas: Cumbuca Jazz (fanfarra circulando pela festa)
18h30min: TEM - Trabalhos Espaciais Manuais - Palco Principal
19h30min: Cerimônia de Encerramento e Premiação do Concurso Fotográfico “euamohamburgovelho” - Palco Principal
20 horas: Funkalister - Palco Principal
21 horas: Cinema de Rua com os filmes: "Com Amor e Confusão", de Fred L. Guiol, com Oliver Hardy e Stan Laurel (O Gordo e o Magro - 1927) e "The Boat" de Buster Keaton e Edward Cline (1921), com trilha composta e musicada ao vivo por Márcio Fulber, Fernando Campos e Bernardo Boz

Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.