Publicidade
Notícias | País

Dia do Banheiro, da Bandeira e mais

Publicado em: 15.11.2020 às 15:25

A astronomia e outras ciências se valem até hoje das três leis da mecânica celeste criada pelo alemão Johannes Kepler há mais de três séculos. O cientista morreu em 15 de novembro de 1630. A semana segue com outros acontecimentos que relembram eventos como a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Dia Internacional do Patrimônio Cultural.

O dia 19 de novembro é Dia Mundial do Banheiro desde 2001. À primeira vista, parece uma data engraçada, mas essa efeméride foi criada para conscientizar a importância das condições sanitárias na qualidade de vida das pessoas e melhorar a higiene e os serviços de saneamento pelo mundo. Conforme dados da Unicef publicados pela Agência Brasil, 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em casa.

No Brasil, a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) completa 90 anos de existência no dia 18. O calendário também traz o dia da Bandeira e do Conselho Tutelar. Há destaque para os nascimentos de dois expoentes da escrita brasileira. Primeiro, Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, nascida em 17 de novembro de 1910. A outra personalidade é o paraibano Leandro Gomes de Barros, que nasceu no dia 19 de novembro de 1865. O poeta é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de Cordel, tendo escrito cerca de 240 obras. Em sua homenagem, criou-se o dia Dia Nacional do Cordelista no dia 19 de novembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.