Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Galeria será instalada no bairro Rondônia para conter alagamentos

Canalização e pavimentação devem sanar problemas históricos em duas ruas

Por João Linden
Publicado em: 27.10.2021 às 07:07 Última atualização: 27.10.2021 às 07:15

A Prefeitura de Novo Hamburgo está instalando uma galeria no bairro Rondônia que não é artística, mas também está encantando os moradores locais. O motivo? Como se fosse uma pintura, essa obra mudará completamente a paisagem da Rua General Cândido Mariano da Silva Rondon. A rede de esgoto a céu aberto que corria na via por meio do Arroio da Manteiga sumirá. No local surgirá uma rua totalmente asfaltada e sinalizada.

Galerias estão sendo instaladas para contornar problemas antigos no bairro Rondônia
Galerias estão sendo instaladas para contornar problemas antigos no bairro Rondônia Foto: Inézio Machado/GES

A beleza desta obra - iniciada há 27 dias - está em suas utilidades. Além de evitar o contato direto dos moradores com o esgoto, também deve diminuir muito a incidência de alagamentos em dias chuvosos. "Teve vizinho que perdeu até o carro quando a água subiu", relatou o bombeiro aposentado João Hernandes Severo da Rosa, 71. Morador da rua há 46 anos, ele já estava perdendo as esperanças de que veria sua rua pavimentada. "Foram muitas promessas nesse mais de 40 anos, mas só agora saiu", ressaltou.

Esse tipo de galeria, na verdade, servirá como canalização do trecho do Arroio da Manteiga que passa entre as ruas Mato Grosso e Bahia. A estrutura pela qual passará a água terá 46 metros de comprimento, por três metros de largura e dois metros de altura. "Até nossos imóveis terão uma valorização depois que tudo ficar pronto", comemorou Jailton Barbosa da Cunha, 57, que tem uma mecânica no local.

As canalizações no bairro Rondônia não param por aí. Na sequência, uma obra muito semelhante e com os mesmos benefícios será iniciada na Rua Dr. João Daniel Hillebrand. Essa galeria dará vasão ao mesmo arroio, mas será um pouco maior: 56 metros de comprimento, com quatro metros de largura e dois metros de altura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.