Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo APÓS PROPOSTA DE MELO

Prefeita de Novo Hamburgo descarta perder call center do Santander para a capital

Prefeito de Porto Alegre acenou com redução de imposto para atrair grupo espanhol nesta segunda-feira; Melo participa de missão na Europa com Eduardo Leite

Por João Ávila
Publicado em: 05.10.2021 às 03:00 Última atualização: 05.10.2021 às 12:42

A Prefeitura de Novo Hamburgo foi pega de surpresa, nesta segunda-feira (5), com a notícia vinda de Madri, Espanha, de que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), acenou com redução do Imposto sobre Serviços (ISS), de 2,5% para 2%, no sentido de atrair o call center do Santander. Uma unidade foi instalada ano passado em solo hamburguense. Quando estiver com 100% das operações em funcionamento, o empreendimento vai gerar 4,5 mil empregos em Novo Hamburgo.

Companheiros de Granpal, Fatima cobrou explicações de Melo
Companheiros de Granpal, Fatima cobrou explicações de Melo Foto: Alex Rocha/PMPA/ arquivo

Melo é atual presidente da do Consórcio de Municípios da Região Metropolitana (Granpal), tendo a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt (PSDB), como vice. Ela emitiu nota, destacando que as operações do grupo espanhol estão "bem consolidadas" no Município.

Fatima também falou com Melo por WhatApp, que teria se desculpado, creditando a informação que circulou em jornais da capital e no próprio site da prefeitura de Porto Alegre a um mal-entendido. O vice-prefeito Márcio Lüders, colega de Melo no MDB, diz que "está com a Fatima nesta briga".

Melo acompanha comitiva do Piratini, liderada pelo governador Eduardo Leite, do mesmo PSDB de Fatima. A oferta foi feita ao presidente global do banco, Jose Antonio Alvarez. "Queremos dar as condições fiscais para que o Santander também possa operar um call center em Porto Alegre, que é a capital financeira do Estado. Há um limite legal para reduzir a 2% o ISS", afirmou Melo. A operação destes serviços do banco ocorre atualmente nas unidades de Novo Hamburgo e Campo Bom.

"Causou espanto (a oferta de Melo), por ter sido em missão oficial do Estado", diz Fatima. Conforme a prefeita, no contato que teve com o emedebista, ele falou que o banco anunciou ampliar as operações no Estado, por isso ofereceu a possibilidade de Porto Alegre abrigar alguma operação.

Fatima, inclusive, foi convidada para a missão, mas abriu mão e não se arrepende. "Hoje vou receber uma executiva do banco, que estará em Novo Hamburgo. Por isso, decidi ficar", afirma. E considera o assunto encerrado. "Estou tranquila."

Incentivos

Desde que começou a negociar com Novo Hamburgo a instalação do call center, o Santander nunca pediu incentivos fiscais ou benefícios, afirma a prefeita. "Eles jamais questionaram o nosso ISS, pois pesquisaram no Brasil todo e escolheram vir para cá. O que importa é a infraestrutura, o bem-estar dos seus colaboradores, isso é o que está em questão", comenta. O ISS de Novo Hamburgo para o setor já é 2%.

Prefeitura pretende fortalecer parceria

Entre as pautas da prefeita Fatima com a vice-presidente do Grupo Santander, Patrícia Audi, prevista para hoje, está a parceria da instituição financeira por meio do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) de Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo já sedia as operações do call center do grupo. Em agosto deste ano, em entrevista ao Jornal NH, Fatima já havia sinalizado que o CIT deve ser um "ecossistema de inovação".

O espaço, cujas obras foram concluídas em 2020, terá empresas âncoras e espaço educacional.

Paralelo à possibilidade da parceria por meio do CIT, o Santander possui a Central de Atendimento Remoto de Alta Tecnologia na cidade, entre a Rua Assis Chateaubriand e a Avenida Primeiro de Março, no bairro Santo Afonso.

A instituição financeira já investiu mais de R$ 30 milhões no espaço, que contará com soluções tecnológicas para aumentar a eficiência e qualidade de trabalho dos funcionários que atuarão no local. 

Nota da prefeita

"Sobre as operações do call center do Santander em Novo Hamburgo, que viraram assunto na missão oficial do Estado à Espanha, faço as seguintes considerações:

As operações do Grupo Santander estão bem consolidadas em Novo Hamburgo, onde propiciamos um ambiente de negócios confiável, infraestrutura adequada e mão de obra qualificada para as funções.

A escolha do Grupo Santander por Novo Hamburgo se deu após uma longa pesquisa da empresa, que avaliou várias cidades no Brasil.

Nesta terça-feira, inclusive, recebo a vice-presidente do Grupo Santander, Patrícia Audi, para consolidarmos ainda mais essa parceria.

De toda forma, me causa espanto as tratativas de disputas fiscais dentro do Rio Grande do Sul em uma missão do governo do Estado."

Oportunidades na área de inovação

A missão do governo do Estado saiu do Brasil no último sábado e retornará ao Rio Grande do Sul no próximo sábado, dia 9. O intuito, conforme o Piratini, é explorar oportunidades na área de inovação e abrir caminhos para negócios ligados à carteira de privatização e concessão do Rio Grande do Sul.

Além do Santander, a comitiva visitou a Câmara do Comércio e, hoje, estará na feira South Summit, maior evento anual do sul da Europa e que reúne empreendedores, investidores, startups e corporações. Amanhã, retornará à feira e visitará o grupo Iberdrola. Todos estes compromissos são em Madri.

Na noite de quarta, o grupo viajará a Barcelona, onde visitará na quinta o 22@Barcelona, distrito de inovação da cidade, e a Generalitat de Catalunya e Ayuntamiento de Barcelona. Depois, irão até Toulouse, na França, onde visitarão a HyperloopTT.

Além dos integrantes do Executivo e do prefeito Melo, a comitiva é integrada pelo presidente da Assembleia, Gabriel Souza, e pelo líder do governo no parlamento, deputado Frederico Antunes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.