Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo PRÓXIMO SÁBADO

Vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades está mantida em Novo Hamburgo

Inicialmente, Município vacinaria jovens a partir dos 12 anos, mas decidiu seguir o que foi pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite

Publicado em: 16.09.2021 às 17:11 Última atualização: 16.09.2021 às 17:28

Após mudança de entendimento do Ministério da Saúde (MS), Novo Hamburgo decidiu manter a vacinação de adolescentes sem comorbidades prevista para o próximo sábado (18), mas apenas para aqueles que já completaram 17 anos. A imunização desse público com as doses da Pfizer disponíveis já havia sido pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e será seguida à risca pelo Município.

“Vamos seguir o que foi pactuado no Estado e vacinar os jovens de 17 anos”, reafirma o secretário muncipal de Saúde, Naasom Luciano. Inicialmente, a cidade iria vacinar jovens sem comorbidades a partir dos 12 anos.

Vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades está mantida em Novo Hamburgo
Vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades está mantida em Novo Hamburgo Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

A partir das próximas remessas, a Secretaria Estadual da Saúde irá reavaliar a necessidade de vacinação desse público no momento, já que o MS decidiu recomendar a suspensão das aplicações para jovens de 12 a 17 anos.

'Dia D contra a Covid'

Além de vacinar adolescentes de 17 anos, Novo Hamburgo promove neste sábado o "Dia D contra a Covid". Todas os moradores com 18 anos ou mais também poderão receber a primeira dose. Haverá ainda a aplicação de segunda dose para aqueles que já tiverem cumprido o intervalo necessário e de terceira dose (dose de reforço) para quem atender os requisitos. (Veja os detalhes abaixo).

Para atender a demanda, o Município abrirá a Casa de Vacina e todas as 25 unidades de saúde, das 9 às 15 horas. Segundo a Prefeitura, não é preciso agendar, basta comparecer em qualquer unidade com a documentação necessária.

Será obrigatória a presença de um responsável pelo jovem de 17 anos neste sábado. O menor deverá apresentar documento, Cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência no nome do responsável (caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, deve ser apresentada declaração registrada em cartório que ateste que o responsável reside naquele local). 

Segunda e terceira dose

No caso da segunda dose, a pessoa deve ficar atenta ao intervalo de 12 semanas em relação à primeira dose. No caso da AstraZeneca, o Município aguarda o envio de novo lote nesta sexta-feira (17) para ter o imunizante disponível em quantidade suficiente nas unidades.

A cidade ainda irá aplicar a terceira dose para pessoas acima dos 70 anos que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até o dia 18 de março. Também haverá terceira dose para pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante, ou dose única, até o dia 21 de agosto.

Documentos

Os idosos devem apresentar a seguinte documentação: comprovante da segunda dose, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência.

Já as pessoas com imunossupressão devem apresentar laudo médico, além de comprovante da segunda dose ou dose única, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência.

Observação: pessoas com qualquer tipo de alergia não serão vacinadas durante os drives. Este público deve agendar a imunização nas unidades de saúde.

Imunossupressão

São consideradas com alto grau de imunossupressão as pessoas nas seguintes condições:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.